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A compreensão dos monitores de espaços de educação não formal sobre sua atuação em museus e centros de ciências: uma abordagem biológico-cultural

Silva, Amanda Cristina Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-11-28

Acesso online

  • Título:
    A compreensão dos monitores de espaços de educação não formal sobre sua atuação em museus e centros de ciências: uma abordagem biológico-cultural
  • Autor: Silva, Amanda Cristina Da
  • Orientador: Malachias, Maria Elena Infante
  • Assuntos: Biologia Cultural; Território; Museus De Ciência; Monitores; Mediação Humana; Experiências De Encantamento; Human Mediation; Monitors; Experiences Of Enchantment; Science Museums; Cultural Biology; Territory
  • Descrição: Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa elaborada através da metodologia de grupo focal em sua coleta de dados e da estratégia de análise textual para o corpus resultante da transcrição dos dados. Procurou-se neste trabalho indagar e escutar qual era a compreensão de monitores de espaços científicos de educação não formal sobre sua atuação junto ao ambiente e ao público. Além disso, buscou-se analisar as experiências narradas pelos monitores à luz da biologia cultural e identificar no discurso destes elementos relacionados ao seu \"encantamento\" pelas atividades desenvolvidas nos museus e centros de ciências. Percebe-se neste trabalho que a mediação humana é essencial no processo de transformação do indivíduo. Considerando o indivíduo não apenas o monitor ou o público, mas ambos. A mediação humana proporciona experiências de encantamento, mas o monitor pode também representar um papel de morte. O fenômeno social humano permeia todas as relações que se estabelecem entre os sujeitos, e estas podem caracterizar-se pela aceitação ou negação do outro. Na aceitação do outro, e de nós mesmos, podemos ter experiências de encantamento que de forma direta ou indireta atuam na tranformação pessoal e coletiva dos indivíduos sociais. Nesse contexto, a ação do monitor dentro de um espaço de educação não formal como museus ou centros de ciência pode ter resultados positivos ou negativos sobre o público atendido, além de gerar experiências de encantamento quando essas ações são positivas, as ações do monitor podem representar um papel de morte na vida de cada indivíduo que passa pelo museu. Diante dessa perspectiva inicial, surgiu neste trabalho o processo de conquista de território de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que participaram desta pesquisa. Esse processo envolveu a linguagem como parte de um fenômeno social, a ruptura de certos padrões de negação impostos por determinados grupos sociais ou instituições, experiências de encantamento que surgiram a partir dessas rupturas e de um ambiente de aceitação mútua que possibilita transformação pessoal e coletiva.
  • DOI: 10.11606/D.81.2013.tde-28042014-202841
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-11-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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