skip to main content

Currículo e prática dos professores de arte (fundamental - anos finais e ensino médio) na rede estadual paulista: possibilidades e limites

Bernardes Neto, Pedro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-02-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Currículo e prática dos professores de arte (fundamental - anos finais e ensino médio) na rede estadual paulista: possibilidades e limites
  • Autor: Bernardes Neto, Pedro
  • Orientador: Iavelberg, Rosa
  • Assuntos: Arte-Educação; Currículo; Professor; Rizoma; Art/Education; Curriculum; Rhizome; Teacher
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa visa a estudar a diversidade de configurações e perspectivas filosóficas, políticas e pedagógicas na prática cotidiana de professores de Arte da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para além disso, discutiremos a relação entre a pluralidade de práticas que ocorrem nas escolas e as expectativas dos documentos oficiais para o ensino de Arte. A pesquisa parte de uma caracterização geral dos professores de Arte indicando: número de profissionais, formações específicas e contextos de trabalhos para situar a análise das formas de compreensão, desenvolvimento e apropriação da proposta vigente. Por fim, procuramos levantar hipóteses de como estão organizados o ensino e os processos de aprendizagem em Arte, buscando possibilidades e limites dentro do que é determinado pelo atual currículo oficial de estrutura do ensino oficial regido pelo Estado de São Paulo.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-12042019-102227
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-02-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.