skip to main content

De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar

Moreira, Cintia Maria Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2018-10-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    De corredor a jardim: um olhar do professor de arte para os processos coletivos no espaço/lugar escolar
  • Autor: Moreira, Cintia Maria Da Silva
  • Orientador: Iavelberg, Rosa
  • Assuntos: Formação De Professor; Experiência; Espaço Escolar; Escola-Jardim; Escola-Corredor; Processos Coletivos; Diálogo; Arte Educação; School Space; Hallschool; Art Education; Garden-School; Experience; Dialogue; Collaborative Processes; Teacher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nessa dissertação propusemos uma fundamentação teórica que explicita uma visão tradicional de ensino, que perdura na contemporaneidade e acompanha as interações profissionais no cotidiano das escolas da Educação Básica pública, bem como um olhar para o espaço escolar que revela modos de pensar a educação. Apresentamos duas obras de arte como imagens representativas, a primeira refere-se ao modelo da escola tradicional, que nomeamos escola-corredor, a segunda diz respeito à que sublinhamos como escola-jardim, proposta contemporânea. Dialogamos com o conceito de experiência e as especificidades da arte e as contribuições de ambos no processo de construção de uma escola-jardim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, e que apresenta fragmentos de registros de uma observação participativa realizada durante três anos, de 2015 a 2017, em uma escola pública do Estado de São Paulo e os processos de construção coletiva vivenciados no referido período. Constatou-se a necessidade de um maior número de trabalhos científicos empíricos sobre a realidade escolar.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-12122018-140950
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2018-10-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.