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The islamic clay drum of rua da Cadeia : um contributo da arqueologia para uma melhor apreensao da mundividencia do al-Andalus

Bento, Alexandre ; Costa, Miguel

Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2023-07 (41), p.75 [Periódico revisado por pares]

Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de Sao Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    The islamic clay drum of rua da Cadeia : um contributo da arqueologia para uma melhor apreensao da mundividencia do al-Andalus
  • Autor: Bento, Alexandre ; Costa, Miguel
  • Assuntos: Archaeology
  • É parte de: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2023-07 (41), p.75
  • Descrição: Research in the field of music and musical instruments of the Middle Ages has mainly been based on written and iconographic sources, such as sculpture or representations in manuscripts of various types. Besides being scarce, these sources are only available with sufficient integrity from the 13th/14th centuries on. Nevertheless, the higher amount of archaeological work carried out in Portugal since the 1990s has revealed new and more data due to preventive archaeology, carbon-dating methods, and more rigorous stratigraphical analysis. These sources, however, are still scarce and seldom well preserved, they have only occasionally been deeply studied in the concrete study of music, its agents, its instruments, and its practices. Concerning the musical instruments of the Portuguese al-Andalus, period of Islamic, Arabian, and Berber domination and influence during the Middle Ages, in the Iberic Peninsula, fewer than ten musical instruments have been identified in archaeological context. In this scope and having an unpublished ceramic drum discovered in Silves in an archaeological context of the Almohad period, this work strives to highlight the potentialities of these artifacts and hint new directions in the interpretation of this musical instrument and of the sociocultural contexts in which it was produced and played, aiming at new paths in its interpretation and a deeper understanding of worldview in the Middle Ages in Portuguese al-Andalus. Besides describing the object by itself, this work aims to articulate it with iconography and other coeval sources, as well as with its potential influence on ethnography, ciltural identity and intangible heritage. Keywords: Archaeomusicology; Silves; Clay Drums; Medieval Musical Instruments; al-Andalus. Predominantemente, a investigacao no campo da musica e seus instrumentos na Idade Media tem-se alicercado em fontes escritas e iconograficas, por exemplo, originarias da escultura ou de representacoes em manuscritos de indole diversa. Alem de escassas, essas fontes so nos surgem tambem com suficiente integridade a partir dos seculos XIII/XIV. Nao obstante, a maior quantidade e rigor que a arqueologia nos propicia a partir da decada de 1990 tem-nos vindo a revelar mais e novos dados gracas a arqueologia preventiva, datacoes por isotopos de carbono e a um maior rigor sobre os contextos estratigraficos. Fontes essas, que alem de escassas e raramente providas da integridade desejada, so pontualmente tem sido investigadas de forma aprofundada no ambito concreto do estudo da musica, seus agentes, seus instrumentos e suas praticas. Concretamente quanto aos instrumentos musicais do al-Andalus portugues, periodo de dominio e influencia islamica, arabe e berbere durante a Idade Media na peninsula iberica, o registo arqueologico conhecido nao chega a albergar a dezena de exemplares. Neste ambito e tendo como fonte arqueologica um tambor de ceramica inedito exumado em Silves em contexto de periodo almoada, este trabalho pretende destacar o potencial destes artefactos e abrir novos rumos na interpretacao do instrumento musical e dos contextos socioculturais em que o mesmo era produzido e tocado, almejando novos rumos na sua interpretacao e uma mais aprofundada apreensao da mundividencia na Idade Media no al-Andalus portugues. Alem da descricao do objeto per se, pretende-se a sua articulacao com a iconografia e outras fontes coetaneas, bem como com a sua potencial influencia na etnografia, na identidade cultural e no patrimonio intangivel. Palavras-chave: Arqueomusicologia; Silves; Tambores; Instrumentos Musicais Medievais; al-Andalus.
  • Editor: Museu de Arqueologia e Etnologia - Universidade de Sao Paulo
  • Idioma: Português

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