skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ensino de neurofisiologia básica mediado por computador

Kanamura, Andre Haruo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2008-12-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino de neurofisiologia básica mediado por computador
  • Autor: Kanamura, Andre Haruo
  • Orientador: Xavier, Gilberto Fernando
  • Assuntos: Educação A Distância; Ensino Mediado Por Computador; Neurofisiologia; Computer Based Education; Distance Education; Neurophysiology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A educação mediada por computador tem sido amplamente utilizada em vários níveis educacionais em todo o mundo. Os rápidos avanços tecnológicos nas áreas de telecomunicação e computação têm incentivado esta estratégia de ensino. Neste trabalho testou-se a efetividade de um material didático envolvendo conceitos básicos de neurofisiologia, direcionado para alunos do ensino médio, com o objetivo de instruir e divulgar a ciência, através de animações interativas criadas na plataforma Flash (Adobe®) de programação e animação. Alunos de Ensino Médio e Ensino Superior expostos a esse material foram questionados em relação à aceitação e avaliados quanto à efetividade do programa. Além disso, um grupo focal envolvendo professores da rede pública do Ensino Médio participou de um debate para avaliar suas impressões sobre o programa e sua aceitabilidade. Os resultados mostraram que os alunos avaliados tiveram bom desempenho depois de estudarem por meio da utilização do programa, sugerindo que o mesmo foi eficiente na apresentação de conceitos de neurofisiologia. O programa foi utilizado por alunos do Ensino Médio nos anos de 2004 a 2006 e seu desempenho foi comparado ao de alunos de 2003, no qual foram ministradas somente aulas tradicionais. O desempenho dos alunos que utilizaram o programa foi superior em neurofisiologia quando comparado com seu próprio desempenho nos demais conteúdos de biologia. Além disso, as notas dos alunos em neurofisiologia foram superiores em 2004 e 2005 em relação às dos alunos de 2003. Os alunos do Ensino Superior que utilizaram o programa também obtiveram melhor desempenho nas suas avaliações semestrais nos conteúdos abordados no programa em relação aos alunos que tiveram somente aulas tradicionais. As impressões dos professores do Ensino Médio foram positivas quanto à utilização do programa como ferramenta de ensino. Os resultados em conjunto sugerem que o programa tem potencial para ensino de conceitos básicos de neurofisiologia para alunos de Ensino Médio e Superior.
  • DOI: 10.11606/D.41.2008.tde-18022009-132437
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Data de criação/publicação: 2008-12-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.