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A influência da televisão nos hábitos alimentares de uma população de adolescentes da região norte brasileira

Abbud, Maria Emilia De Oliveira Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2010-09-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A influência da televisão nos hábitos alimentares de uma população de adolescentes da região norte brasileira
  • Autor: Abbud, Maria Emilia De Oliveira Pereira
  • Orientador: Almeida, Sebastião de Sousa
  • Assuntos: Comunicação; Obesidade; Propagandas De Alimentos; Televisão; Communication; Food Propaganda; Obesity; Television
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A inatividade física, associada ao aumento do consumo de alimentos energéticos consumidos frente à televisão, ou em decorrência da influência de comerciais de produtos alimentícios veiculados, têm sido apresentada como fator determinante para o aumento de peso corporal durante a adolescência. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar a influência da televisão nos hábitos alimentares de uma população de adolescentes da região norte brasileira. Foram investigados: a) a importância da comunicação, seu nível de influência, com ênfase principal na publicidade e propaganda veiculadas na televisão; b) a quantidade de propagandas de alimentos veiculados pelas principais redes de canal aberto da televisão brasileira, bem como a qualidade nutricional destes alimentos; c) o conteúdo das propagandas de alimentos, incluindo os apelos emocionais e racionais associados ao produto promovido; d) os hábitos de compra de alimentos e os hábitos alimentares dos adolescentes, relacionando-os à ocorrência de sobrepeso e obesidade. Cada objetivo específico foi desenvolvido em um estudo, com material e método específicos. No estudo número um, foram gravadas as programações das três principais redes de canal aberto brasileiras, líderes de audiência na cidade de Manaus. Paralelamente, procedeu-se à análise do relatório de programação diária das três emissoras de televisão. Os dados foram analisados através de estatística paramétrica, utilizando-se Análise de Variância (ANOVA). Verificou-se que categoria alimentos apresentou a maior frequência média de veiculação. Com relação às propagandas de produtos alimentícios selecionadas, verificou-se que a maior parte delas, referia-se a alimentos classificados no grupo óleos, gorduras, açúcares e doces da Pirâmide Alimentar Adaptada. No estudo número dois foram realizados dois tipos de análise: a primeira, quantitativa, relacionando a porcentagem de ocorrência das categorias para classificação das propagandas e produtos. Constatou-se que 73,3% das propagandas promoveu o produto em si. A mesma porcentagem 73,3% indicou alimentos para consumo durante o café da manhã e/ou lanche. A totalidade das propagandas alimentícias selecionadas sugeriu o consumo imediato dos produtos anunciados. Na segunda análise proposta, também quantitativa, utilizou-se a ANOVA. Em relação aos sentimentos explorados pelas propagandas de alimentos a post hoc demonstrou que a frequência média de indicação de sentimentos explorados, representados pelos grupos (gênero feminino e gênero masculino) foi estatisticamente maior no grupo masculino. Tendo como referência a análise dos dados coletados a partir do julgamento das idéias associadas aos produtos alimentícios, observou-se que os dois grupos, julgaram as propagandas com frequências médias iguais. No estudo número três, foi aplicado o Questionário de Avaliação de Consumo, Questionário de Avaliação Sócio-Econômica, aos 94 adolescentes, de ambos os sexos, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Os resultados revelaram que 11,7% dos alunos estavam com sobrepeso e 7,7% apresentaram obesidade, não sendo identificada diferença significativa entre o IMC médio dos meninos e das meninas. Sendo constatada diferença significativa entre o IMC e o hábito de assistir à televisão por mais de 2 horas por dia somente para os adolescentes do sexo masculino. A propaganda foi um dos fatores associados à decisão de compra dos alimentos. As propagandas veiculadas associaram sentimentos de satisfação, prazer e alegria, idéias de convencimento e qualidade do produto para incentivar o consumo de alimentos. Fatores que poderiam exercer influência nos hábitos alimentares dos adolescentes. A maior parte dos adolescentes apresentou hábitos alimentares inadequados, com elevado consumo de gordura, açúcar e sal. Os dados apresentados no presente estudo concordam com a literatura especializada, que revela que a intensa propaganda de alimentos na televisão pode estar contribuindo com os índices de sobrepeso e obesidade encontrados nos adolescentes.
  • DOI: 10.11606/T.59.2010.tde-23102013-152658
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-09-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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