skip to main content

Direcionamento estratégico da gestão da tecnologia da informação.

Silva, Eduardo Margara Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2007-02-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Direcionamento estratégico da gestão da tecnologia da informação.
  • Autor: Silva, Eduardo Margara Da
  • Orientador: Laurindo, Fernando José Barbin
  • Assuntos: Tecnologia Da Informação; Information Technology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia (Engenharia de Produção)
  • Descrição: A era da informação está sendo viabilizada por uma combinada expansão das telecomunicações e da tecnologia da informação. O acesso à TI tornou-se mais fácil e mais barato e o uso da TI está se massificando na vida das pessoas e principalmente no contexto empresarial. A TI passou a desempenhar papel decisivo e estratégico para as empresas desenvolverem negócios na nova economia. A TI tem influência no valor da empresa para seus clientes e é essencial para a consecução dos objetivos de negócios, pois envolve grandes investimentos e riscos. Tornou-se mais complexo administrar TI, pois a evolução tecnológica é acelerada, os projetos de TI demandam altos investimentos e os executivos de negócios, além de demandarem mais do que TI pode entregar, demonstram insatisfação com os níveis de serviço entregue pelas áreas de TI. É preciso dotar as empresas de sistemas produtivos, relacionados com: acesso, processamento, distribuição e armazenagem de informação. A gestão da TI requer cada vez mais a adoção de processos, modelos, estruturas, alianças e, sobretudo, focos de atuação da liderança, priorizados e alinhados com as estratégias de negócios para capacitar as organizações da TI a cumprirem satisfatoriamente suas atribuições. Em resposta a estes desafios as lideranças de TI estão buscando formas e modelos que possam auxiliá-las na gestão da TI. Neste contexto, as seguintes questões precisam ser discutidas: Que modelos em gestão da TI estão sendo adotados como referência nas organizações de TI?; Como os modelos estão estruturados e no que eles se diferenciam ou se integram entre si?; Os modelos abrangem todas as áreas de gestão da TI?; Como estes modelos são úteis para os executivos da TI?
  • DOI: 10.11606/D.3.2007.tde-09052007-171837
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2007-02-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.