skip to main content

Diabetes Mellitus tipo 1 evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças

Lucila Castanheira Nascimento Mariana Junco Amaral; Valéria de Cássia Sparapani; Luciana Mara Monti Fonseca; Michelle Darezzo R Nunes; Giselle Dupas

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 45, n. 3, p. 764-769, 2011

São Paulo 2011

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2202513 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Diabetes Mellitus tipo 1 evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças
  • Autor: Lucila Castanheira Nascimento
  • Mariana Junco Amaral; Valéria de Cássia Sparapani; Luciana Mara Monti Fonseca; Michelle Darezzo R Nunes; Giselle Dupas
  • Assuntos: DIABETES MELLITUS; CRIANÇAS; AUTOCUIDADO; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 45, n. 3, p. 764-769, 2011
  • Descrição: O estudo objetivou identificar as evidências disponíveis, na literatura, que abordem, na perspectiva de crianças, os fatores relevantes para o adequado manejo do diabetes mellitus tipo 1. Realizou-se uma revisão integrativa, nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, CUIDEN e PsycINFO, com as palavras-chave diabetes mellitus tipo 1, criança, prevenção e controle, fatores desencadeantes, emergências, autocuidado, aprendizagem e educação em saúde, no período de 1998 a 2008. Dos artigos levantados, selecionaram-se 19, e sua análise permitiu a identificação das categorias: vivendo com o diabetes; autocuidado e perfil glicêmico; atuação da família, amigos e profissionais de saúde; e escola. As evidências apontam que a criança aprecia o apoio recebido por seus familiares os quais têm relação direta com o preparo para o autocuidado. Outros membros externos à sua rede também são valorizados. A escola é um espaço que merece atenção, bem como a experiência particular de cada criança e a educação em saúde
    El estudio objetivó identificar las evidencias disponibles en la literatura que aborden, en la perspectiva infantil, los factores relevantes para el manejo adecuado de la diabetes mellitus tipo 1. Se realizó revisión integradora en bases de datos PubMed, CINAHL, LILACS, CUIDEN y PsycINFO, con los descriptores diabetes mellitus tipo 1, niño, prevención y control, factores desencadenantes, emergencias, autocuidado, aprendizaje y educación en salud, en período 1998 a 2008. Del total, se seleccionaron 19, su análisis permitió identificar las categorías: viviendo con la diabetes; autocuidado y perfil glucémico; actuación de la familia, amigos y profesionales de saludo; y escuela. Las evidencias determinan que el niño aprecia el apoyo recibido por sus familiares, los cuales tienen relación directa con la preparación para el autocuidado. Otros miembros externos a su red también son valorizados. La escuela merece atención, así como la experiencia particular de cada niño y la educación en salud
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 764-769.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.