skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Os Sentidos da Escolarização para Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Experiência de Pesquisa do Programa PIBIC/EM

Ribeiro Lopes, Francisco Willams

Revista mediações, 2024-01, Vol.29 (1), p.1-20 [Periódico revisado por pares]

Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Depto de Ciências Sociais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Os Sentidos da Escolarização para Estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará: Experiência de Pesquisa do Programa PIBIC/EM
  • Autor: Ribeiro Lopes, Francisco Willams
  • Assuntos: Case studies ; Ceará ; Education reform ; Ensino Médio ; Escola ; Políticas Educacionais ; Secondary education ; Secondary school students ; Secondary schools ; Sociability ; Sociologia ; Students ; Youth
  • É parte de: Revista mediações, 2024-01, Vol.29 (1), p.1-20
  • Descrição: Este artigo apresenta os sentidos da escolarização para jovens cearenses matriculados em uma escola de tempo integral no primeiro ano de implementação da Reforma do Ensino Médio. Trata-se de pesquisa realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC/EM), do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa e utilização das técnicas do grupo focal e survey. Os resultados mostram que o sentido da escolarização está relacionado à expectativa do que a conclusão do ensino médio pode proporcionar, seja um emprego futuro ou o ingresso na universidade; a sociabilidade com outros jovens é um forte fator para garantir a permanência dos estudantes na escola; e a vivência nas instituições educacionais de ensino integral não está isenta de contrariedades, mesmo entre aqueles estudantes que se consideram adaptados à nova jornada escolar.
  • Editor: Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Depto de Ciências Sociais
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.