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Formação contínua de professores comunicadores de matemática da sala de aula à internet

Ruth Ribas Itacarambi Vani Moreira Kenski

2000

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.369 I88f )(Acessar)

  • Título:
    Formação contínua de professores comunicadores de matemática da sala de aula à internet
  • Autor: Ruth Ribas Itacarambi
  • Vani Moreira Kenski
  • Assuntos: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); COMPUTADOR NO ENSINO; EDUCAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tecnologia vem evoluindo com tanta rapidez e as informações sendo renovadas a cada momento que torna difícil prever que profissional formar para desenvolver o trabalho em sala de aula, em termos de conhecimentos específicos na área de matemática e na utilização de mídias. O acréscimo de computadores, periféricos e softwares nas escolas gerou para os profissionais da educação uma nova complexidade para aprender e gerenciar. Os professores da rede pública com excesso de trabalho e estressados têm que buscar novas estratégias para utilizar a tecnologia. A possibilidade desta evolução está intimamente ligada aos conhecimentos dos professores sobre a aprendizagem, sobre o papel do professor na relação ensino-aprendizagem e sobre a prática pedagógica. O presente estudo mostra que a criação e o uso das redes comunicacionais, mediadas ou não por computadores, contribuem para o processo de desenvolvimento profissional e para a produção do conhecimento pessoal e coletivo de professores de matemática do ensino público. Este foi elaborado a partir do trabalho cooperativo de um grupo de professores da rede pública estadual de São Paulo, envolvidos nas oficinas programadas pelo professores do CAEM-IME (Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática - Instituto de Matemática) para o PEC (Projeto de Educação Continuada), da Secretaria de Educação do Estado. O referencial teórico pautou-se na discussão sobre a qualidade de ensino e sua interferência nas propostas de formação de
    professor e nas implicações da cultura das mídias na sociedade contemporânea. O outro elemento que subsidia o trabalho é o da tecnologia e nela a idéia de cidade virtual. Utilizou-se uma abordagem qualitativa (a pesquisa-ação), e dentro desta, a abordagem dialética para analisar os avanços e retrocessos e as contradições e mediações dos professores da rede pública da sala de aula para uma visão mais ampla da realidade sócio-econômica cultural. Foi ) feito um trabalho de investigação a partir dos questionários iniciais dos professores da rede estadual no PEC, dos relatórios de avaliação dos trabalhos dos professores universitários que ministraram as oficinas em 1997, da troca de correspondência entre os professores e também dos registros do pesquisador, durante o desenvolvimento da produção do conteúdo para a comunicação via Internet. Tendo coletado os dados, estes foram analisados e discutidos à luz do referencial teórico e foi possível elaborar o site: Professores de Matemática da Rede Pública em Rede. O projeto no provedor da Escola do Futuro mostra que é possível criar redes comunicacionais de cooperação e formação mútua. E, com esta rede, gerar novas práticas pedagógicas. O professor saiu da sala de aula para o mundo da Internet
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 105 p.
  • Idioma: Português

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