skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Estudo de rede trófica microbiana(Protozooplâncton e Bacterioplâncton) e aspectos limnoquímicos em lago ácido de mina de urânio (cava da mina Osamu Utsumi), no reservatório das Antas e no reservatório Bortolan, sob influência de efluentes da Unidade de Tratamento de Minérios, Caldas, M.G.

Ronqui, Leilane Barbosa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Biotecnologia 2013-10-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estudo de rede trófica microbiana(Protozooplâncton e Bacterioplâncton) e aspectos limnoquímicos em lago ácido de mina de urânio (cava da mina Osamu Utsumi), no reservatório das Antas e no reservatório Bortolan, sob influência de efluentes da Unidade de Tratamento de Minérios, Caldas, M.G.
  • Autor: Ronqui, Leilane Barbosa
  • Orientador: Nascimento, Heliana de Azevedo Franco do
  • Assuntos: Biologia; Microbiologia; Limnologia; Recursos Ambientais; Ecologia; Caldas (Mg); Ecology; Limnology; Biology; Microbiology; Environmental Resources
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Biotecnologia EP/FMVZ/IPT/IB/ICB/I. BUTANTAN;Nome do Programa Interunidades no Site do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo
  • Descrição: A Cava da Mina Osamu Utsumi está localizada na Unidade de Tratamento de Minérios das Indústrias Nucleares do Brasil (UTM/INB). Esta mina está localizada no Planalto de Poços de Caldas, MG próxima dos reservatórios das Antas (RA) e Bortolan (RB). O RA foi construído para o abastecimento de água para a UTM/INB e para receber os efluentes tratados dessa instalação nuclear. O presente estudo pretendeu contribuir para o conhecimento de importantes componentes da rede trófica microbiana (protozoários e bactérias) destes corpos de água, bem como dos principais fatores impactantes devido à mineração e beneficiamento de urânio sobre a rede trófica microbiana. Foram realizados os primeiros testes utilizando-se de técnica Hibridização Fluorescente \'\'In Situ\'\' - FISH visando o primeiro estudo de identificação de bactérias dos Domínios Archaea e Bacteria na CM e nos reservatórios RA e RB. De acordo com os resultados foram verificadas diferenças significativas em relação às condições físicas e químicas da coluna d\'água e das comunidades protozooplanctônicas e bacterioplanctônicas em comparação entre as amostras procedentes do ponto CM, RA e RB. Na UTM/INB foi registrada menor diversidade e maiores valores de densidade e biomassa do que nos reservatórios RA e RB. Verificou-se que o RA recebe maior influência da mineradora UTM/INB sendo impactado por compostos de origem inorgânica. O RB por estar sob influência da malha urbana da cidade de Poços de Caldas sofre maior impacto de compostos orgânicos. Foi concluído que a técnica FISH é totalmente aplicável à ambientes oligotróficos, ácidos e com elevada concentração de metais.
  • DOI: 10.11606/T.87.2013.tde-13052014-173255
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Biotecnologia
  • Data de criação/publicação: 2013-10-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.