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Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira?

Carlos Frederico Confort Campos Izabel Cristina Rios

Revista brasileira de educação médica v. 42, n. 3, p. 108-118, 2018

Brasilia Associação Brasileira de Educação Médica 2018

Localização: FM - Fac. Medicina    (OPI 28737 2018 )(Acessar)

  • Título:
    Qual guia de comunicação na consulta médica é o mais adequado para o ensino de habilidades comunicacionais na atenção primária à saúde brasileira?
  • Autor: Carlos Frederico Confort Campos
  • Izabel Cristina Rios
  • Assuntos: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; COMUNICAÇÃO; COMUNICAÇÃO EM SAÚDE; BRASIL
  • É parte de: Revista brasileira de educação médica v. 42, n. 3, p. 108-118, 2018
  • Notas: contêm vários outros autores;Disponível em: . Acesso em: 24. jan. 2019
  • Descrição: RESUMO Introdução O uso de habilidades de comunicação está associado a desfechos positivos na consulta médica e no cuidado à saúde, como melhora da adesão aos tratamentos, da satisfação de médicos e pacientes, e da relação entre eles. Isto é ainda mais significativo na Atenção Primária à Saúde (APS), que é um espaço de cuidado integral de saúde. Uma comunicação efetiva é aquela em que todos os participantes interagem de modo a trocar informações e em que, ao final, todas as partes tenham o mesmo entendimento sobre o problema, acordem sobre as medidas a tomar e se sintam entendidas em suas necessidades. Para que este tipo de comunicação aconteça, o ensino dessas habilidades deve ocorrer de forma adequada e contínua, durante toda a formação médica. Até o momento, não existe um instrumento brasileiro que cumpra esta finalidade. No Brasil, têm-se utilizado guias internacionais para este ensino. No entanto, dos guias mais usados internacionalmente e mais citados na literatura da área, nenhum é completamente adequado à realidade da APS brasileira. Objetivo Comparar quatro instrumentos de habilidades de comunicação frequentemente utilizados, tendo em vista os aspectos que caracterizam a APS nacional. Metodologia Os guias foram descritos, analisados qualitativamente e comparados quanto às seguintes categorias: estrutura do guia, criação do guia, etapas importantes da consulta e foco no médico. Análise: Os instrumentos diferem quanto a facilidade
    de uso, foco no ensino de APS, discussão de etapas importantes da consulta e foco no médico; todos discutem a construção de planos compartilhados e nenhum tem uma tradução validada para português do Brasil. Conclusão Dos quatro guias estudados, “A Consulta em 7 em Passos” tem o melhor perfil de uso para a APS nacional. No entanto, recomenda-se a criação de um guia brasileiro para estruturar, homogeneizar e facilitar o ensino das habilidades de comunicação nas escolas médicas do País
  • Editor: Brasilia Associação Brasileira de Educação Médica
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 108-118.
  • Idioma: Português

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