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Gestão da humanização das práticas de saúde o caso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Izabel Cristina Rios Linamara Rizzo Battistella

Saúde e Sociedade São Paulo v . 22, n. 3, p. 853-865, 2013

São Paulo 2013

Localização: FM - Fac. Medicina    (BCSEP 218 2013 )(Acessar)

  • Título:
    Gestão da humanização das práticas de saúde o caso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Autor: Izabel Cristina Rios
  • Linamara Rizzo Battistella
  • Assuntos: HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA (ADMINISTRAÇÃO METODOLOGIA); SERVIÇOS DE SAÚDE (ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO); HOSPITAIS DE ENSINO; PRÁTICA PROFISSIONAL; MEDICINA (EDUCAÇÃO); POLÍTICAS PÚBLICAS
  • É parte de: Saúde e Sociedade São Paulo v . 22, n. 3, p. 853-865, 2013
  • Notas: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v22n3/18.pdf
  • Descrição: OBJETIVO: apresentar e discutir em termos conceituais e metodológicos o desenvolvimento da humanização das práticas de saúde enquanto política institucional, ou conjunto de diretrizes norteadoras de ações para uma cultura institucional de valores humanísticos, em um serviço-escola do SUS. MÉTODO: na modalidade de estudo de caso, o Complexo "Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo" apresentou-se como objeto de estudo por ser uma organização pública de saúde referência de ensino, pesquisa e assistência. Fez-se levantamento documental relativo à humanização no período 2005 a 2012, e procedeu-se à análise descritiva de cenários e processos, assim como análise interpretativa à luz das referências teóricas adotadas. RESULTADOS: para desenvolver a humanização no Complexo, estruturou-se uma rede colaborativa constituída por coordenação e 16 grupos do Complexo. Entre as várias ações de construção da Rede, destacou-se o curso de capacitação de coordenadores para a metodologia da humanização que consiste em: por meio de ferramentas e técnicas de avaliação organizacional e de planejamento, identificar situações críticas nas interações com usuários, colaboradores ou equipes, definir ações junto às áreas-problema, e monitorar tais ações com indicadores. Os trabalhos articulados às diretrizes da Rede, em 2010, somavam 120 e em 2012, 411 ações. O modelo da Rede Humaniza FMUSPHC apresenta-se como estratégia de gestão em humanização na área da Saúde que permite ultrapassar o estado de ações pontuais na vida institucional por adotar uma visão sistêmica e organizada, tecnicamente amparada para a implantação de política que almeja desenvolver a cultura da humanização
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 853-865.
  • Idioma: Português

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