skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O mundo é o lugar um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos

Luiza Marilac Vasconcelos Furtado Sonia Maria Vanzella Castellar

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.12 F992m )(Acessar)

  • Título:
    O mundo é o lugar um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos
  • Autor: Luiza Marilac Vasconcelos Furtado
  • Sonia Maria Vanzella Castellar
  • Assuntos: ASTRONOMIA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO E APRENDIZAGEM; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho pretendemos discutir a formação de professores a partir do processo de aprendizagem, para tanto tivemos como objetivo analisar as representações dos professores sobre o conceito de movimento, associado aos fenômenos astronômicos: dia/noite, estações do ano e fases da lua. Tivemos como questão principal verificar como uma atividade didática pode provocar mudanças epistemológicas nos professores com impacto na sua prática. A investigação tem por finalidade discutir a aprendizagem docente frente às propostas inovadoras de ensino, assentado nos estudos do Movimento das Concepções Alternativas (MCA) e, portanto, ) com enfoque construtivista, discutidas à luz da epistemologia bachelardiana e piagetiana. No que tange às proposta para o ensino de Ciência e Geografia focalizaremos alguns pontos tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica qualitativa (LUDKE & ANDRÉ, 1986) bem como de uma abordagem interpretativa (ERICKSON, 1989). Concluiremos tecendo recomendações para a ação pedagógica na formação docente que, acreditamos deva partir do entendimento do processo cognitivo e epistemológico que constitui a base de sustentação do conhecimento docente
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 111 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.