skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O mundo é o lugar um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos
Luiza Marilac Vasconcelos Furtado Sonia Maria Vanzella Castellar
2005
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(371.12 F992m )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O mundo é o lugar um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos
Autor:
Luiza Marilac Vasconcelos Furtado
Sonia Maria Vanzella Castellar
Assuntos:
ASTRONOMIA (ESTUDO E ENSINO)
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Neste trabalho pretendemos discutir a formação de professores a partir do processo de aprendizagem, para tanto tivemos como objetivo analisar as representações dos professores sobre o conceito de movimento, associado aos fenômenos astronômicos: dia/noite, estações do ano e fases da lua. Tivemos como questão principal verificar como uma atividade didática pode provocar mudanças epistemológicas nos professores com impacto na sua prática. A investigação tem por finalidade discutir a aprendizagem docente frente às propostas inovadoras de ensino, assentado nos estudos do Movimento das Concepções Alternativas (MCA) e, portanto, ) com enfoque construtivista, discutidas à luz da epistemologia bachelardiana e piagetiana. No que tange às proposta para o ensino de Ciência e Geografia focalizaremos alguns pontos tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica qualitativa (LUDKE & ANDRÉ, 1986) bem como de uma abordagem interpretativa (ERICKSON, 1989). Concluiremos tecendo recomendações para a ação pedagógica na formação docente que, acreditamos deva partir do entendimento do processo cognitivo e epistemológico que constitui a base de sustentação do conhecimento docente
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
111 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript