skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ler, escrever e contar entre mulheres escravizadas

Peres, Eliane

Revista brasileira de história da educação, 2022-07, Vol.22 (1), p.e208 [Periódico revisado por pares]

Sociedade Brasileira de História da Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ler, escrever e contar entre mulheres escravizadas
  • Autor: Peres, Eliane
  • Assuntos: escravidão ; escrita ; instrução ; leitura
  • É parte de: Revista brasileira de história da educação, 2022-07, Vol.22 (1), p.e208
  • Descrição: O objetivo principal deste artigo é identificar o domínio da leitura e da escrita entre mulheres escravizadas e analisar as circunstâncias desse aprendizado. Discute-se, primeiro, se havia ou não escolas para pessoas escravizadas; em seguida, expõem-se aspectos da formação das escravizadas, especialmente no que tange às habilidades domésticas; por fim, apresentam-se dados que revelam que o espaço da casa, seja dos senhores, seja de mulheres brancas, pobres ou em melhores condições sociais, pretas e pardas, forras ou livres, e algumas aulas e colégios privados femininos foram os lugares possíveis do aprendizado da leitura e da escrita para as escravizadas. Todos os dados da pesquisa foram coletados em jornais disponíveis na Hemeroteca Virtual da Biblioteca Nacional. 
  • Editor: Sociedade Brasileira de História da Educação
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.