skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira

Karhawi, Issaaf Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-04-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira
  • Autor: Karhawi, Issaaf Santos
  • Orientador: Correa, Elizabeth Nicolau Saad
  • Assuntos: Profissionalização; Moda; Institucionalização; Influenciadores; Legitimação; Blogueiras; Blogs; Profissão; Professionalization; Profession; Legitimation; Institutionalization; Influencers; Fashion; Bloggers
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: Assumindo como base teórico-metodológica, os estudos da Arqueologia da Mídia e a perspectiva arqueológica de Michel Foucault, nosso objeto de estudo corresponde à caracterização de um novo perfil profissional no campo da Comunicação, o de blogueira de moda. Estabelecemos, então, como objetivo principal de nossa pesquisa, definir como se deu o processo de profissionalização dos blogs de moda no Brasil. Para tal, ao longo da pesquisa apontamos características próprias das blogueiras de moda e de sua prática, assim como definimos etapas de profissionalização da blogosfera brasileira. A escolha pela pesquisa acerca dos blogs de moda e, mais especificamente, das blogueiras se dá pelo fato de que formatos e modelos de negócio que hoje fazem parte da rotina de outros produtores de conteúdo da internet foram desenhados por essas profissionais-amadoras. Para compreender como se deu esse processo de profissionalização, acompanhamos a produção de 52 blogueiras (por meio de posts nos blogs, vídeos no YouTube e publicações no Instagram), entre os anos de 2014 e 2018, em busca de enunciações sobre sua atividade profissional. Entre os resultados obtidos na pesquisa está a caracterização de quatro etapas de profissionalização da blogosfera de moda: vanguarda, legitimação, institucionalização e profissional. Também pudemos desvelar um ethos profissional das blogueiras que evidencia diferenças entre as profissionais, seus percursos na carreira, motivações e produção.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-17092018-163855
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-04-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.