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Animal-assisted therapy in early childhood schools in São Paulo, Brazil

Amanda O Ferreira Elaine A. F Rodrigues; Amilton C Santos; Ricardo R Guerra; Maria Angélica Miglino; Durvanei A Maria; Carlos Eduardo Ambrósio

Pesquisa Veterinária Brasileira Rio de Janeiro v. 36, supl. 1, p. 46-50, 2016

Rio de Janeiro 2016

Localização: FMVZ - Fac. Med. Vet. e Zootecnia    (MIG - 422 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Animal-assisted therapy in early childhood schools in São Paulo, Brazil
  • Autor: Amanda O Ferreira
  • Elaine A. F Rodrigues; Amilton C Santos; Ricardo R Guerra; Maria Angélica Miglino; Durvanei A Maria; Carlos Eduardo Ambrósio
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
  • É parte de: Pesquisa Veterinária Brasileira Rio de Janeiro v. 36, supl. 1, p. 46-50, 2016
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2017
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: MIG-422 Documento Digital
  • Descrição: Desde a pré-história já existia a interação dos humanos com os animais com diferentes finalidades. A terapia assistida por animais (TAA) é utilizada para assistências e tratamentos em humanos e projetos pedagógicos, na qual os animais são utilizados como co-terapeutas ou co-educadores. O emprego de animais facilita o processo de ensino-aprendizagem e estimula atividades físicas e terapêuticas. Para contribuir com o conhecimento da TAA, o presente trabalho objetivou abordar a opinião de pessoas diretamente relacionadas à escola, a respeito da implantação da TAA, como modelo educacional nas escolas de educação infantil da cidade de São Paulo. Foram aplicados questionários em 10 coordenadores pedagógicos, 32 professores, 23 pais e 26 crianças de 3 a 6 anos de idade. Os resultados encontrados demonstraram que a TAA ainda não é bem conhecida por uma parcela dos entrevistados, incluindo coordenadores pedagógicos, professores e pais de alunos. No entanto, os entrevistados acreditam nos benefícios da interação criança-animal e defendem projetos voltados a implantação da TAA nas escolas, embora estes projetos devam ser interdisciplinares e envolver profissionais de outras áreas, tais como, pedagogos, psicólogos e médicos veterinários. Em relação ao modelo educacional, nossos entrevistados acreditam na capacidade inovadora da TAA, assim como, nas possibilidades de interdisciplinaridade entre os professores no uso dos animais. Também ficou demonstrado que as crianças gostam e apoiam o uso de animais na escola
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 46-50.
  • Idioma: Inglês

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