skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física

Alice Helena Campos Pierson Yassuko Hosoume

1997

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    O cotidiano e a busca de sentido para o ensino de Física
  • Autor: Alice Helena Campos Pierson
  • Yassuko Hosoume
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho discute as diferentes formas de como o cotidiano tem sido utilizado no ensino de física, a partir da análise dos trabalhos publicados nas atas dos simpósios nacionais de ensino de física ocorridos no período de 1990 a 1995. articulando as perspectivas com que a área de ensino de física tem utilizado o cotidiano com um olhar sociológico, depreendido das teorias da cotidianidade, procura-se somar novos elementos de análise e compreensão deste espaço. Uma vez identificadas as linhas de pesquisa em concepções espontâneas, e abordagens temáticas, como aquelas que, com maior freqüência fazem referência ao cotidiano do aluno centramos nossa investigação na análise da concepção de cotidiano e razões para sua utilização presentes nas justificativas e referências de cada uma das abordagens em questão.Esta análise levou-nos a identificar duas visões de cotidiano, uma que ao aproximá-lo do processo de ensino e aprendizagem procura trazer ao ensino da física um sentido epistemológico com conteúdo cognitivo e outra que busca neste mesmo espaço um sentido social com conteúdo ético para o ensino desta mesma disciplina. Estes diferentes sentidos buscados no cotidiano para além das diferentes visões de cotidiano, identificamos diferentes olhares para o aluno para a física que se quer ensinar. Enfim, diferentes objetivos para o ensino da física
  • Data de criação/publicação: 1997
  • Formato: 241 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.