skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ensino e aprendizagem da termodinâmica: questões didáticas e contribuições da história da ciência

Silva, Djalma Nunes Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino e aprendizagem da termodinâmica: questões didáticas e contribuições da história da ciência
  • Autor: Silva, Djalma Nunes Da
  • Orientador: Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
  • Assuntos: Concepções Em Carnot E Clausius; Ensino De Termodinâmica; Estruturantes Do Conhecimento Científico; Obstáculos Epistemológicos; Carnot And Clausius Conceptions; Epistemological Obstacles; Structuring Scientific Knowledge; Thermodynamics Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho trata da questão de aprendizagem presente frequentemente entre estudantes do ensino médio e de um curso de Licenciatura em física: a dificuldade em empregar corretamente concepções científicas em questões que se referem a fenômenos termodinâmicos, mesmo tendo já passado pelo ensino desse conteúdo na escola. A pesquisa considera a importância de estabelecer conexões entre áreas de conhecimento complementares e essenciais para promover um ensino consistente; o resgate das raízes filosóficas da termodinâmica, fazendo emergir as estruturas que permitem a elaboração de seu arcabouço teórico em diferentes períodos históricos constitui uma base da pesquisa. Esse resgate nas aulas de física proporcionaria as condições para a emergência das potencialidades criativas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem e poderiam talvez possibilitar aos estudantes fazer uso dos conceitos científicos quando necessário. A análise das pesquisas de Kuhn sobre a conservação da energia e do conceito de obstáculo epistemológico de Bachelard reforçou nossa crença na importância de revolver o passado da ciência na busca das estruturas que sustentam a produção científica de uma época. Essas estruturas orientam a análise do corpus da pesquisa constituído pelas respostas escritas dos estudantes, para questões de termodinâmica e pelas ideias encontradas nos originais de Carnot e Clausius; o levantamento dos estruturantes, bem como as contribuições de outras pesquisas didáticas, resultam em subsídios relevantes para o planejamento de boas situações de ensino. Assim espera-se poder reverter as percepções prévias inadequadas dos estudantes em outras percepções mais amplas apoiadas nos princípios organizadores do conhecimento.
  • DOI: 10.11606/T.81.2013.tde-16052013-123501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.