skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A autonomia como valor e a articulação de possibilidades um estudo do movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre, a partir dos seus Encontros anuais

Rosa Helena Dias da Silva Roseli Fischmann

1998

Localização: FE - Faculdade de Educação    (TE 37.047(81) S586a )(Acessar)

  • Título:
    A autonomia como valor e a articulação de possibilidades um estudo do movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre, a partir dos seus Encontros anuais
  • Autor: Rosa Helena Dias da Silva
  • Roseli Fischmann
  • Assuntos: ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A partir do estudo do movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre, tendo como eixo de análise referencial seus Encontros anuais e as próprias experiências dos professores indígenas participantes deste movimento, na prática cotidiana em suas regiões, o presente trabalho procura verificar o papel cultural, político e pedagógico desta articulação/organização indígena na construção de Escolas Indígenas. Trabalha-se com a concepção de escola indígena como nova forma de instituição educacional, definindo-se a serviço de cada povo, enquanto instrumento de afirmação e reelaboração cultural. Ao mesmo tempo, uma escola que contribua na conquista de espaço político no campo da educação pelos povos indígenas, dentro do Estado Brasileiro, buscando novas relações interculturais, no marco do reconhecimento do Brasil enquanto país pluricultural, assim como a superação da perspectiva integracionista. Uma escola indígena que se contrapõe, assim, à idéia e realidade das escolas para os índios. O trabalho analisa ainda os limites e possibilidades das escolas indígenas, enquanto recurso político-cultural de afirmação das identidades no confronto e/ou enfrentamento da realidade atual, no que se refere ao contato interétnico, identificado os avanços, contradições e tensões deste processo
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 279 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.