skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Professores visitam as casas de seus alunos: uma experiência interpretada à luz da Pedagogia Social

Bellinato, Roberta

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2012-07-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Professores visitam as casas de seus alunos: uma experiência interpretada à luz da Pedagogia Social
  • Autor: Bellinato, Roberta
  • Orientador: Silva, Roberto da
  • Assuntos: Educador Social; Visita; Professor; Pedagogia Social; Família-Escola; Family-School; Social Pedagogy; Teacher; Visit; Social Educator
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo a releitura de uma prática educacional forjada no interior da Pedagogia Escolar à luz dos princípios da Pedagogia Social, visando descobrir aproximações entre os referenciais citados, com ênfase nas relações entre o professor e o educador social. A presente investigação está pautada na análise da experiência de professores da rede municipal de ensino de Taboão da Serra, Estado de São Paulo, os quais realizam visitas às residências de seus alunos cuja prática faz parte do Programa Interação Família-Escola, desenvolvido neste município desde 2005, considerando a visitação domiciliar de alunos como uma situação que propicia a atuação do pedagogo em âmbito diferente da instituição escolar. A metodologia de pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa dos dados coletados, a qual foi pautada na análise dos relatórios descritivos de professores sobre as visitas realizadas entre 2005 e 2009, além de um questionário para coleta sobre suas apreciações sobre esta experiência. A leitura destes materiais revelou algumas categorias inerentes à experiência daqueles que visitaram seus alunos, as quais foram comparadas às habilidades necessárias aos educadores sociais no desempenho de suas práticas educativas. Ainda, os dados encontrados foram analisados em relação aos domínios de atuação da Pedagogia Social, evidenciando alguns elementos de articulação. Diante disso, observamos que a experiência destes professores, relacionada ao processo de visitação domiciliar de alunos, contém elementos da Pedagogia Social mesmo que esta seja uma situação oriunda da Pedagogia Escolar, encontrando-se fundidos elementos dos referidos campos, indicando um território de diálogo e complementaridade entre eles, descoberta que suscita questões sobre a formação de professores, educadores ou pedagogos sociais.
  • DOI: 10.11606/D.48.2012.tde-07122012-105517
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2012-07-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.