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Docência e memória: elos da formação humanista das Faculdades Integradas SantoTomás de Aquino (1960-1980)

Santos, Maria De Lourdes Leal Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-11-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Docência e memória: elos da formação humanista das Faculdades Integradas SantoTomás de Aquino (1960-1980)
  • Autor: Santos, Maria De Lourdes Leal Dos
  • Orientador: Catani, Denice Barbara
  • Assuntos: Fista; Formação Docente Humanista; Memória; Fista; Humanist Teaching Formation; Memory
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar as concepções e práticas predominantes na história da formação docente humanista das Faculdades Integradas Santo Tomás de Aquino, FISTA, de Uberaba, Minas Gerais, única instituição confessional de ensino superior no Brasil, criada e administrada pelas Irmãs Dominicanas, da Congregação Nossa Senhora do Rosário de Monteils, com origem na França. As concepções de homem, de sociedade, de mundo e educação eram evidenciadas no currículo humanista em que o estudo reflexivo e a prática pensada já se colocavam como princípios fundamentais. Quais eram os sujeitos? Quais os valores que permearam a prática institucional da FISTA? O que era feito em relação à formação docente universitária? Por que se fazia? Quais as formas de condução das práticas num movimento que traduzia (singular movimento) as relações de saber e poder? Nessa perspectiva, os depoimentos foram fundamentais e reveladores de uma memória coletiva, com aspectos significativos dos campos social, econômico e cultural. Os relatos autobiográficos provocaram inquietações sobre a memória, as representações de docência, habitus e valores assumidos pelos ex-alunos e ex-professores da FISTA na construção de suas identidades profissionais. À luz da teoria sociológica de Bourdieu apreendemos conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social que ampliaram a análise das práticas e saberes vivenciados pelos egressos, assim como da história da Igreja, do ensino superior, da ditadura militar no recorte temporal de 1960 a 1980. Acredita-se que este estudo possa contribuir com uma concepção antropológica de currículo em que o conhecimento, o saber e a cultura tendem essencialmente a humanizar as relações entre os sujeitos. As instituições escolares inserem-se no campo que não as deixam perdidas no tempo ou espaço. Constituem fontes de pesquisa por meio das histórias conectadas, do diálogo entre as culturas, saberes, interdependências, avanços e desafios que ligam o passado ao presente.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-17022021-130152
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-11-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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