skip to main content

Manifestações odontológicas do linfoma/leucemia linfoblástico de células T

Laura Bertin Bernardo da Fonseca Orcina; F Saueressig; Paulo Sérgio da Silva Santos; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Euloir Passanezi" (33. 2020 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2020

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2020

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Manifestações odontológicas do linfoma/leucemia linfoblástico de células T
  • Autor: Laura Bertin
  • Bernardo da Fonseca Orcina; F Saueressig; Paulo Sérgio da Silva Santos; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Euloir Passanezi" (33. 2020 Bauru)
  • Assuntos: LINFOMA; LEUCEMIA; LINFÓCITOS T; MANIFESTAÇÕES BUCAIS
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2020
  • Notas: Disponível em: https://cob.fob.usp.br/wp-content/uploads/sites/954/2022/02/ANAIS_33_COB-2020.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Linfoma/ Leucemia Linfoflástico de células T é uma doença maligna de células T imaturas. A doença será classificada como Linfoma ou Leucemia de maneira arbitrária dependendo da extensão da infiltração na medula óssea, sendo um comprometimento medular menor que 25% classificado como linfoma linfoblástico e acima leucemia linfoblástica. O objetivo deste relato de caso é abordar uma paciente que foi internada em hospital tendo como queixa principal a presença de múltiplas lesões dolorosas em cavidade oral e odinofagia. O caso é de uma mulher, 54 anos, que 3 semanas antes da internação relatou um quadro de otalgia bilateral, sendo diagnosticado como faringoamigdalite e prescrito Amoxicilina, sem efeitos. Além disso, apresentava picos febris e linfonodomegalias cervicais bilaterais e generalizadas além de parestesia em face bilateralmente. Na anamnese, observou-se o histórico de câncer de mama, onde foi tratada através de mastectomia, quimioterapia e radioterapia, foi tabagista durante aproximadamente 30 anos e estava em abstinência por 3 anos e meio. As lesões apresentavam-se como múltiplas ulcerações e descamações em mucosas queratinizadas, como palato e gengiva inserida, sendo a maior no primeiro que contemplava uma exposição óssea. Como conduta odontológica foram realizadas debridações das áreas necróticas intra-orais e prescrição de clorexidina 0,12% para bochechos 2 vezes ao dia. Exames histopatológicos foram executados, em outubro e dezembro do ano do mesmo ano, a fim de se fazer o diagnóstico das lesões. Reações imunohisto-químicas revelaram positividade para CD3, CD43, CD99, TDT e alto índice de KI-67. CD20, MPX e EBER foram negativos. Por fim, através da imunohistoquímica o diagnóstico foi definido em: Linfoma/Leucemia Linfoblástico de células T.
    Apesar de rara, o conhecimento das manifestações bucais pelo cirurgião-dentista permite fornecer conforto ao paciente e o qualifica como membro da equipe multiprofissional hospitalar.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: 2 p..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.