skip to main content

Influência da atenção temporal auditiva em tarefas de tempo de reação de localização espacial e de identificação do objeto visual.

V. F. Bueno Luiz Eduardo Ribeiro do Valle; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Influência da atenção temporal auditiva em tarefas de tempo de reação de localização espacial e de identificação do objeto visual.
  • Autor: V. F. Bueno
  • Luiz Eduardo Ribeiro do Valle; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: FISIOLOGIA -- CONGRESSOS -- CONFERÊNCIAS; ATENÇÃO AUDITIVA -- ESTUDO -- FISIOLOGIA; ATENÇÃO VISUAL -- ESTUDO -- FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008
  • Descrição: Objetivo: Um estímulo sensorial precedendo o estímulo alvo geralmente reduz o tempo de reação. Este efeito é atribuído à atenção temporal mobilizada pelo estímulo precedente que facilitaria a responsividade no momento em que o estímulo alvo fosse esperado. Examinamos, em que medida, a facilitação do tempo de reação produzida por um estímulo precedente auditivo dependeria do tipo de processamento do objeto visual requerido. Métodos e Resultados: Testamos vinte e quatro adultos jovens de ambos os sexos. Metade dos participantes realizouuma tarefa de tempo de reação que exigia a identificação do lado de aparecimento do objeto visual para a escolha da mão de resposta (à esquerda ou à direita) e a outra metade dos participantes realizou uma tarefa de tempo de reação que exigia a identificação da forma (círculo ou elipse) para a escolha da mão de resposta. A resposta consistiu em pressionar uma tecla o mais rápido possível. O objeto visual foi precedido por um tom de 300 Hertz e 57 decibéis. A assincronia entre o início dos dois estímulos podia ser de 50, 100, 200, 400, 800 e de 1600 milisegundos em blocos separados de tentativas. Os resultados evidenciaram que o estímulo precedente auditivo foi capaz de reduzir o tempo de reação em ambas as tarefas visuais. Na tarefa de localização espacial, o efeito facilitador do estímulo precedente auditivo ocorreu para todas assincronias. Na tarefa de identificação, o efeito facilitador ocorreu para as assincronias de 200 e de 400
    milisegundos. Conclusões: A facilitação do estímulo precedente auditivo desenvolveu-se rápido e manteve-se estável no decorrer das assincronias na tarefa de localização espacial. Na tarefa de identificação do objeto visual atuou mais eficientemente nas assincronias médias.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: pôster 21 (FISIOLOGIA E BIOFÍSICA).
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.