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Consumo de bebidas e refrigerantes por adolescentes de uma escola pública

Camilla Chermont Prochnik Estima Sonia Tucunduva Philippi; Erica Lie Araki; Greisse Viero da Silva Leal; Marcelle Flores Martinez; Marle dos Santos Alvarenga

Revista Paulista de Pediatria São Paulo v. 29, n. 1, p. 41-45, jan.-mar. 2011

São Paulo 2011

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (HNT-38/2011 )(Acessar)

  • Título:
    Consumo de bebidas e refrigerantes por adolescentes de uma escola pública
  • Autor: Camilla Chermont Prochnik Estima
  • Sonia Tucunduva Philippi; Erica Lie Araki; Greisse Viero da Silva Leal; Marcelle Flores Martinez; Marle dos Santos Alvarenga
  • Assuntos: HÁBITOS ALIMENTARES; CONSUMO DE ALIMENTOS (ASPECTOS CULTURAIS); ADOLESCENTES; NUTRIÇÃO DA CRIANÇA; REFRIGERANTES; SUCOS DE FRUTAS
  • É parte de: Revista Paulista de Pediatria São Paulo v. 29, n. 1, p. 41-45, jan.-mar. 2011
  • Notas: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpp/v29n1/07.pdf. Acesso em 10 jun. 2011
  • Descrição: OBJETIVO: Avaliar o consumo de bebidas e refrigerantes por adolescentes de uma escola pública de São Paulo (SP). MÉTODOS: Participaram do estudo 71 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os gêneros, matriculados no ensino médio em uma escola técnica da região metropolitana de São Paulo. Avaliaram se o tipo de bebida consumida durante as refeições, os locais onde se consome refrigerante e o motivo que leva ao consumo. RESULTADOS: A bebida mais consumida durante as refeições foi o suco de frutas industrializado (38,1por cento ), seguido do refrigerante do tipo comum (28,6por cento ) e do suco de frutas natural (22,2por cento ). Os locais do consumo de refrigerantes foram a casa (38,2por cento ), seguida da escola (22,1por cento ). O principal fator apontado para o consumo de refrigerantes foi o sabor (75,4por cento ). CONCLUSÕES: O consumo de bebidas açucaradas foi frequente entre adolescentes, especialmente o refrigerante. Essas bebidas são disponíveis e consumidas tanto em casa como na escola e consideradas saborosas. Os programas de educação nutricional devem pensar em como priorizar o consumo de outras bebidas, além de controlar a comercialização de refrigerantes nas escolas, com o objetivo de estimular o consumo de bebidas mais saudáveis para essa faixa etária
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 41-45.
  • Idioma: Português

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