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A velhice conectada e suas representações na publicidade em vídeo brasileira

Oliveira, Amanda Cristina De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-10-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A velhice conectada e suas representações na publicidade em vídeo brasileira
  • Autor: Oliveira, Amanda Cristina De
  • Orientador: Souza, Sandra Maria Ribeiro de
  • Assuntos: Tecnologias Da Informação E Comunicação; Publicidade; Propaganda; Idosos; Estereótipos; Envelhecimento; Consumo; Comunicação; Consumption; Stereotypes; Advertising; Aging; Information And Communication Technologies; Communication; Elderly; Advertisement
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Descrição: Esta dissertação traz um panorama das representações dos idosos em peças publicitárias em vídeo, com foco em imagens que retratam indivíduos desta faixa etária usando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O objetivo da pesquisa empírica foi identificar quais são os estereótipos associados à velhice mais recorrentes nas propagandas brasileiras e como o idoso é abordado: como público-alvo relevante ou apenas como personagem. O corpus da análise foi composto por 42 anúncios publicitários, veiculados entre 2011 e 2017, que mostram idosos em interação com as TICs. A metodologia escolhida foi a Análise de Conteúdo (AC), especificamente a adaptação de Rose (2003), que contempla narrativas audiovisuais. Os indicadores observados foram elencados seguindo as mediações constituintes do mapa das mediações comunicativas da cultura, de Martín-Barbero (2015). Foi identificado que o segmento de mercado que mais utiliza personagens idosos em contato com as TICs é o de tecnologia em si, com 43% do total dos anúncios da amostra. Em seguida, surgem os bancos, com 24% da amostra. O estereótipo mais recorrente, presente em 37% das peças, foi chamado pela autora de \"avós digitais\" e reforça uma percepção de que o idoso é ligado à família, transmite amabilidade e gentileza e usa a tecnologia com desenvoltura. No total, sete estereótipos foram identificados, demonstrando uma heterogeneidade de visões acerca da velhice presente no mercado publicitário. O idoso conectado presente na publicidade em vídeo brasileira tem o papel principal de transmitir determinadas mensagens ligadas à tecnologia, reforçando seus atributos e conferindo às empresas algumas características específicas, que não teriam o mesmo impacto caso fossem passadas por personagens jovens ou adultos.
  • DOI: 10.11606/D.27.2019.tde-21022019-144906
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-10-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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