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Parenting Programs to Prevent Corporal Punishment: A Systematic Review; Programas Parentais Para a Prevenção do Castigo Corporal: Uma Revisão Sistemática; Programas Parentales Para la Prevención del Castigo Corporal: Una Revisión Sistemática

Santini, Paolla Magioni; Williams, Lucia Ca

Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 63 (2016); 121-129

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2016-04-01

Acesso online

  • Título:
    Parenting Programs to Prevent Corporal Punishment: A Systematic Review; Programas Parentais Para a Prevenção do Castigo Corporal: Uma Revisão Sistemática; Programas Parentales Para la Prevención del Castigo Corporal: Una Revisión Sistemática
  • Autor: Santini, Paolla Magioni; Williams, Lucia Ca
  • É parte de: Paidéia (Ribeirão Preto); v. 26 n. 63 (2016); 121-129
  • Descrição: Estudios demuestran que el castigo corporal contra los niños es una práctica común y causa daños a su desarrollo. Dado que los principales perpetradores de las agresiones son padres/madres, es necesario promover programas parentales para guiarlos a criar a sus hijos sin violencia. Este estudio condujo una revisión sistemática de evaluaciones de programas parentales con contenido específico sobre la práctica de los castigos corporales. Se identificaron los procedimientos de intervención utilizados, diseños, resultados y limitaciones. Se utilizó el protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses) para informar de los resultados. El estudio de la literatura fue conducido en bases de datos brasileñas y e internacionales entre 1994-2014, con sólo cuatro ensayos clínicos aleatorios (ECA). Todos los estudios informaron resultados satisfactorios en la disminución de la agresión de los padres contra sus hijos. La promoción de estudios con el debido rigor metodológico en el área se hace necesaria.
    Estudos evidenciam que o castigo corporal contra crianças é uma prática familiar frequente e causa prejuízos ao desenvolvimento infantil. Dado que os principais autores das agressões são pais/mães, torna-se necessário o desenvolvimento de programas parentais para orientá-los a educar os filhos sem violência. O presente estudo realizou uma revisão sistemática sobre avaliações de programas parentais com conteúdo específico para redução da prática do castigo corporal. Foram identificados procedimentos de intervenção, delineamentos, resultados e limitações. Utilizou-se o protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses) para relatar os resultados A revisão compreendeu bases de dados nacionais e internacionais no período de 1994-2014. Um estudo brasileiro e oito internacionais foram selecionados como relevantes, sendo que apenas quatro utilizaram ensaio clínico randomizado (RCT). Todos os estudos relataram resultado satisfatório na diminuição das agressões dos pais aos filhos. Salienta-se a necessidade da promoção de estudos na área com o devido rigor metodológico.
    Studies have shown that corporal punishment against children is a common family practice, causing damage to child development. Considering that parents are the main perpetrators of this type of aggression, parenting programs are needed to raise children without violence. This study aimed at performing a systematic review of parenting programs evaluations to reduce corporal punishment. Intervention procedures, as well as design, results and limitations were identified for each study. The PRISMA protocol (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses) was used for reporting the results. A literature survey was conducted in Brazilian databases, as well as English ones from 1994-2014. One Brazilian study and eight international studies were selected as relevant, and only four used randomized controlled trials (RCT). All studies reported satisfactory results in decreasing aggression by parents against their children. Further research in the area with solid methodology is recommended.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/108387/106676
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2016-04-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês

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