skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Geometrias não-Euclidianas na formação de professores

Souza, Lucas Ricardo De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2021-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Geometrias não-Euclidianas na formação de professores
  • Autor: Souza, Lucas Ricardo De
  • Orientador: Cerri, Cristina
  • Assuntos: Conhecimento Matemático Para O Ensino; Formação Docente; Geometria Hiperbólica; Geometria Não-Euclidiana; Hyperbolic Geometry; Mathematical Knowledge For Teaching; Non-Euclidean Geometry; Teacher Education
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Considerando a relevância do estudo da Geometria Euclidiana para a formação do estudante da Educação Básica, explicita-se a importância do professor de Matemática aprofundar seus conhecimentos acerca de tal área. Este trabalho apresenta uma investigação das contribuições do conhecimento de geometrias não-Euclidianas na compreensão da própria Geometria Euclidiana para os professores da Educação Básica. A fundamentação teórica baseou-se na Teoria do Conhecimento Matemático para o Ensino, proposta por Deborah L. Ball e colaboradores (Ball et al., 2008). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o Estudo de Caso envolvendo um grupo de professores do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (MPEM IME-USP) que cursaram a disciplina Geometria: um Enfoque Via Modelos (MPM5605) no segundo semestre de 2019. A partir desta investigação foi verificado que o conhecimento de geometrias não-Euclidianas possibilitou, para o grupo de professores estudado, a ampliação do conhecimento de Geometria Euclidiana , influenciando de maneira positiva na sua compreensão sobre geometria e sobre a própria Matemática. Também foi evidente o impacto de tais conhecimentos na prática profissional destes professores.
  • DOI: 10.11606/D.45.2021.tde-09022022-202404
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2021-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.