skip to main content

A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública

Castro, Adriano Monteiro De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2007-04-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A avaliação da aprendizagem no contexto da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola pública
  • Autor: Castro, Adriano Monteiro De
  • Orientador: Baumel, Roseli Cecilia Rocha de Carvalho
  • Assuntos: Avaliação; Educação Inclusiva; Formação Continuada; Necessidades Educacionais Especiais; Continuous Teacher Training; Evaluation; Inclusive Education; Special Educational Needs
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como foco analisar os procedimentos de avaliação adotados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo com alunos com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Os procedimentos metodológicos consistiram na realização de entrevistas com as professoras seguida da análise de conteúdo. O tratamento dos dados apontou, de uma maneira geral, que os consensos e conflitos existentes quanto à avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais retomam, em grande parte, os fatores intervenientes que dificultam a implementação de uma avaliação formativa para a sala como um todo. Esses fatores parecem originar-se de concepções de ensino e aprendizagem mais tradicionais, que permanecem na escola, sobre as quais as professoras sentem-se pressionadas a construir práticas pedagógicas supostamente adequadas a um paradigma vigente de atenção à diversidade. As evidências encontradas pelo estudo permitiram alguns direcionamentos para a formação continuada, demandando atenção prioritária da escola na organização de espaços e tempos para o compartilhamento de experiências e planejamento colaborativo dos procedimentos de avaliação.
  • DOI: 10.11606/T.48.2007.tde-17122009-111437
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2007-04-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.