skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.

Souza, Laura Salime Hage De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2001-10-11

Acesso online

  • Título:
    O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem da engenharia de transportes.
  • Autor: Souza, Laura Salime Hage De
  • Orientador: Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
  • Assuntos: Curso Semipresencial; Educação A Distância; Ensino-Aprendizagem; Informática Na Educação; Portos E Vias Navegáveis; Ports And Inland Waterways; Learning Process; Informatics In Education; Distance Education; Semipresential Course
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é utilizar parcela do potencial da Internet como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, através do emprego efetivo de alguns de seus recursos e posterior avaliação dos resultados obtidos em disciplina específica da Engenharia de Transportes. Para introduzir e avaliar a abordagem aqui proposta foi selecionada a disciplina STT403 - Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis, oferecida pelo Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, que é ministrada dentro do curso de graduação em Engenharia Civil. A parte da disciplina relativa a Portos e Vias Navegáveis, que tem cunho predominantemente informativo, foi adaptada para um método de ensino a distância, neste caso semipresencial, ou seja, as aulas expositivas tradicionais não foram suprimidas. Na abordagem aqui proposta as aulas foram ministradas em sala de aula e um material confeccionado pelos alunos com auxílio do professor foi disponibilizado na Internet, para que posteriormente os demais alunos pudessem consultá-lo. As dúvidas daí resultantes foram sanadas tanto em sala de aula como em consulta direta ao docente. Além das pesquisas realizadas pelos alunos, testes, bibliotecas, agenda e o desempenho individual de cada aluno também foram colocados à disposição no ambiente computacional para auxiliá-los na construção do conhecimento. A adaptação da disciplina a este novo método de ensino foi feita com o ambiente WebCT, sistema de gerenciamento de educação a distância, que pode ser utilizado pelos professores da USP para disponibilizarem seus cursos e/ou disciplinas na Internet há alguns anos. Esta ferramenta, que foi concebida por uma universidade canadense para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possui rotinas desenvolvidas especificamente para estimular a interação entre professor-aluno e entre os próprios alunos. Os resultados observados se constituem em fortes evidências de que a educação a distância, baseada na Internet, pode vir a ser uma estratégia efetiva na oferta de cursos para estudantes de engenharia, engenheiros e profissionais da área tecnológica, em larga escala e sem comprometimento da qualidade. A avaliação dos resultados obtidos permite afirmar, no mínimo: que o índice de satisfação com o curso por parte dos alunos com relação aos aspectos analisados pode ser considerado razoável e que a abordagem proposta parece promissora.
  • DOI: 10.11606/D.18.2001.tde-06022002-205136
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2001-10-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.