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A ação mediadora de professores no ensino de Física o entendimento de conceitos da hidrostática e a prática em sala de aula

Luiz Augusto de Carvalho Carmo Alberto Villani

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 C287a )(Acessar)

  • Título:
    A ação mediadora de professores no ensino de Física o entendimento de conceitos da hidrostática e a prática em sala de aula
  • Autor: Luiz Augusto de Carvalho Carmo
  • Alberto Villani
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); PRÁTICA DE ENSINO; SALA DE AULA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar uma situação real de ensino que busque conhecer as maneiras pelas quais tanto professores como estudantes enfrentam as dificuldades para encontrar possíveis soluções de uma determinada situação-problema. À luz dos referenciais teóricos de abordagem sócio-histórica, apoiado principalmente na Teoria da Atividade de Leontiev, procuramos entender fazer pedagógico de professores de Física do Ensino Médio. Mais especificamente, estudamos a possibilidade de uma aula dialogada ser condição suficiente para a aprendizagem de conceitos científicos em hidrostática. No nosso caso, a situação-problema escolhida baseia-se na utilização de um experimento simples, como recurso didático, conhecido como Mergulhador de Descartes. Para irmos ao encontro do nosso objetivo, realizamos um estudo de casos com quatro professores escolhidos a partir de um conjunto de quinze entrevistados. O desenvolvimento da investigação deu-se por meio da elaboração de uma atividade experimental direcionada ao estabelecimento de aulas dialogadas como uma das ações dentro de uma atividade de ensino composta de três etapas. Foram videogravadas aulas dos quatro professores e também foram realizadas entrevistas com alguns alunos participantes das aulas com intuito de complementar e conseqüentemente auxiliar no aprofundamento do processo de análise. Na pesquisa de campo, identificou-se a insuficiência de que apenas a aula dialogada fosse a condição necessária para a
    aprendizagem. Constatamos que seria fundamental a construção de um projeto conjunto e, dessa forma, conseguir um desempenho bem mais satisfatório, aspecto que foi atingido por um dos sujeitos estudados. Assim, ficou evidenciado que, para uma tarefa se constituir em uma atividade, esta requer as atuações de um grupo em que cada membro assuma ações específicas para satisfazer as necessidades de todos
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 130 p anexos (22p.).
  • Idioma: Português

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