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Das trajetórias e estratégias acadêmicas aos indicadores da produção científica docente em seis Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil (2007-2016)

Amorim, Antonio Marcos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2022-12-01

Acesso online

  • Título:
    Das trajetórias e estratégias acadêmicas aos indicadores da produção científica docente em seis Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil (2007-2016)
  • Autor: Amorim, Antonio Marcos
  • Orientador: Catani, Afranio Mendes
  • Assuntos: Trajetórias; Sociologia Da Ciência; Produção Científica; Pós-Graduação (Educação); Estratégias Acadêmicas; Docentes; Cienciometria; Capital Social; Capital Político; Capital Científico; Campo Científico; Trajectories; Teachers; Sociology Of Science; Social Capital; Scientometrics; Scientific Research (Brazil); Scientific Field; Post-Graduate (Education); Political Capital; Academic Strategies
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese realizou análise exploratória de seis Programas de pós-graduação em Educação (PPGEs) no Brasil, selecionados com base na avaliação quadrienal 2013-2016 da Capes. Nesta, quatro PPGEs possuíam conceito 7: os casos da UNISINOS, UERJ, UFMG e PUC-RS; e dois programas tiveram conceito 5, como o da USP e da UFF, e estes também foram selecionados pela sua relevância histórica e na formação de doutores em Educação. A tese empregou metodologia mista de análise: a) a análise cienciométrica da produção científica de 2007 a 2016 de todos os 393 docentes destes programas; b) estudo documental dos relatórios de avaliação da Capes, relativos aos triênios de 2007-2009 e 2010-2012 e ao quadriênio 2013-2016; e c) caracterização de alguns indicadores sociais no contexto brasileiro para análise das trajetórias e as estratégias acadêmicas dos docentes. A tese teve como referencial teórico as teorias de Norbert Elias, Max Weber, François Waquet e Pierre Bourdieu e foi inspirada na obra Homo Academicus deste autor. São problematizadas as relações entre mestre e discípulos no campo científico da Educação, com certas peculiaridades e levantou-se questões sobre as regras do jogo acadêmico e formas de aquisição e produção de capital científico e simbólico, além de maior prestígio acadêmico nas suas carreiras. São discutidas questões da Educação superior no contexto contemporâneo na área da Educação e críticas a um modelo ainda excludente das estruturas tradicionais das Universidades, sobretudo em faculdades da grande área de Humanidades, em geral. Os resultados constataram, dentre outros fatores que: apenas 50 docentes ou a elite acadêmica em Educação concentram 32,3% do total geral da produção científica neste período histórico de 2007 a 2016; prevalece a publicação de livros completos e artigos científicos em coautoria com 2 ou 3 autores, respondendo por 54% e 53% respectivamente destes, nos 6 PPGEs analisados. A tese desvelou ainda que parte significativa ou 281 dos 389 docentes ou 72,23% destes iniciaram a carreira docente em um intervalo de 1 a 15 anos antes da conclusão de seu doutorado, ou logo após sua formação no mestrado. Outro dado revelado é a existência de uma diferenciação entre docentes por sexo: 51,41% das professoras iniciaram sua trajetória antes de completarem seus doutorados - a maioria delas; enquanto apenas 20,82% dos professores o fizeram antes de completarem seus doutorados. Por fim, como fora detectado nesta pesquisa, os docentes em Educação têm desenvolvido subáreas de investigação por meio de várias linhas de pesquisa, havendo uma polifonia de saberes dos docentes em Educação a atuarem de modo relativamente desorganizado na maioria dos seis PPGEs, com duas exceções: os programas da UNISINOS e PUC-RS, excelentes neste aspecto. Tal questão deve ser considerada internamente pelas comissões de avaliação e em investigações futuras que discutam mais a fundo tal problemática. Recomenda-se, à guisa de conclusão, a realização de novos estudos que investiguem com rigor sociológico as peculiaridades e características do meio acadêmico e as trajetórias das professoras em sua vida social cotidiana, para desvelar novas descobertas sobre seus percursos, com o fenômeno do empoderamento destas enquanto tendência observada nestas duas gerações de docentes analisados.
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-08022023-121428
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2022-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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