skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

LITERATURE AND CULTURE THEMES: THE CHALLENGES OF LITERARY EDUCATION IN THE EAST TIMORESE EDUCATION SYSTEM; TEMAS DE LITERATURA E CULTURA:OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO SISTEMA DE ENSINO TIMORENSE

Ramos, Ana Margarida

Via Atlântica; v. 18 n. 1 (2017): Literatura e política nos países de língua portuguesa; 331-346

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-12-20

Acesso online

  • Título:
    LITERATURE AND CULTURE THEMES: THE CHALLENGES OF LITERARY EDUCATION IN THE EAST TIMORESE EDUCATION SYSTEM; TEMAS DE LITERATURA E CULTURA:OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO SISTEMA DE ENSINO TIMORENSE
  • Autor: Ramos, Ana Margarida
  • Assuntos: Timor-Leste; Ensino; Reestruturação Curricular; Literatura; Identidade; East-Timor; Teaching; Restructuring; Literature; Identity
  • É parte de: Via Atlântica; v. 18 n. 1 (2017): Literatura e política nos países de língua portuguesa; 331-346
  • Descrição: Este texto apresenta sucintamente o programa da nova disciplina de Temas de Literatura e Cultura que, desde janeiro de 2012, passou a integrar a Componente de Ciências Sociais e Humanidades do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste, em resultado do projeto de reestruturação curricular levado a cabo por uma equipa coordenada pela Doutora Isabel P. Martins, da Universidade de Aveiro (Portugal), dando conta dos princípios que nortearam a sua criação e esclareceram as escolhas curriculares realizadas. Analisa o seu processo de implementação no terreno, as principais dificuldades encontradas e antecipa alguns dos desafios futuros com vista ao desenvolvimento da educação literária num país sem tradição do seu ensino.
    This paper presents the syllabus of a new course, Literature and Culture Themes, that, since January 2012, joined the Curricular Component of Social Sciences and Humanities of East Timorese General Secondary Education, as a result of curricular restructuring project carried out by a team coordinated by Professor Isabel P. Martins, from the University of Aveiro (Portugal). It presents the principles that guided the creation of the syllabus and explains the curricular choices made during this process. The text also analyses the implementation development on the ground, the main difficulties founded and it anticipates some of the future challenges for the development of literary education in a country with no tradition of teaching literature at the secondary level of education.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/119585/136894
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2017-12-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.