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Zones of articulation, remaking and refuge in the emancipatory poetics of Beatriz Nascimento, Rancière, Mondzain and Touam Bona; Zonas de articulação, refazimento e refúgio nas poéticas emancipatórias de Beatriz Nascimento, Rancière, Mondzain e Touam Bona

Salgueiro Marques, Ângela Cristina

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 86 (2023); 65-84

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros 2023-12-15

Acesso online

  • Título:
    Zones of articulation, remaking and refuge in the emancipatory poetics of Beatriz Nascimento, Rancière, Mondzain and Touam Bona; Zonas de articulação, refazimento e refúgio nas poéticas emancipatórias de Beatriz Nascimento, Rancière, Mondzain e Touam Bona
  • Autor: Salgueiro Marques, Ângela Cristina
  • Assuntos: Cena; Refúgio; Bordas Emancipatórias; Scene; Refuge; Emancipatory Edges
  • É parte de: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 86 (2023); 65-84
  • Descrição: O objetivo deste artigo é iniciar a elaboração de uma interseção entre as perspectivas de Beatriz Nascimento (quilombo), Rancière (superfície e borda), Mondzain (zona e radicalidade) e Touam Bona (refúgio, fuga, marronagem) de modo a iluminar a superfície da cena de dissenso como espaço intervalar de criação de poéticas emancipatórias e hospitaleiras. A superfície, a zona e o refúgio nos oferecem elementos importantes para compor um imaginário potente e mostrar como  as artes da fuga se articulam à  invenção das operações imageantes que produzem dissenso (e descolonização do olhar) reconfigurando a superfície do mundo comum  e as retóricas da inospitalidade.
    The aim of this article is to start the elaboration of an intersection between the perspectives of Beatriz Nascimento (quilombo), Rancière (surface and edge), Mondzain (zone and radicality) and Touam Bona (refuge, escape, marronage) in order to illuminate the surface of the scene of dissent as an interval space for the creation of emancipatory and hospitable poetics. The surface, the zone and the refuge offer us important elements to compose a powerful imagery to show how  the arts of escape are articulated with the invention of imaging operations that produce dissent (and decolonization of the gaze) reconfiguring the surface of the common world and the rhetorics of inhospitality.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/220298/201194
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
  • Data de criação/publicação: 2023-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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