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Mulheres no pop, no espaço e na tecnologia: reflexões sobre gênero e ciência, e o videoclipe como ferramenta na difusão científica

Pupo, Stella Cêntola

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2018-11-09

Acesso online

  • Título:
    Mulheres no pop, no espaço e na tecnologia: reflexões sobre gênero e ciência, e o videoclipe como ferramenta na difusão científica
  • Autor: Pupo, Stella Cêntola
  • Orientador: Gomes, Emerson Ferreira
  • Assuntos: Ciência; Cultura Pop; Divulgação Científica; Ficção Científica; Videoclipes; Gênero; Mulheres; Video Clips; Scientific Dissemination; Science Fiction; Science; Pop Culture; Gender; Women
  • Descrição: Essa dissertação consiste na análise das representações das mulheres em videoclipes de música pop com temáticas relacionadas à ficção científica, baseada no substrato teórico da análise do discurso e da semiótica greimasiana. A partir dos videoclipes foram realizadas atividades de divulgação científica voltadas a pré-adolescentes de um Centro para Crianças e Adolescentes, localizado no bairro Jardim Keralux, na cidade de São Paulo. Estas atividades buscaram colocar em evidência a figura da mulher em produtos midiáticos que têm relação com a ciência, utilizando, além do videoclipe, algumas personagens de quadrinhos e séries televisivas, também de ficção científica. As 5 atividades desenvolvidas com os(as) pré-adolescentes priorizaram o lúdico e o diálogo, tendo como metodologia norteadora a pesquisa-ação, processo que liga intimamente teoria à prática. Estão presentes, além da análise dos videoclipes e atividades, discussões teóricas sobre ciência, divulgação científica, mulher e ciência e as relações entre mídia, ciência e tecnologia, que afetam direta e indiretamente as mulheres. As reflexões e as atividades práticas demonstraram a importância do desenvolvimento de uma perspectiva crítica em relação à mídia e à ciência e tecnologia, e que produtos midiáticos podem ser uma boa maneira de introduzir assuntos de interesse, atuando como ferramenta capaz de atrair a atenção das(os) pré-adolescentes. Foi possível perceber que as atividades funcionaram como uma espécie de diagnóstico sobre as(os) pré-adolescentes, como o que pensam sobre as mulheres, sobre a ciência, o bairro em que moram, a escola em que estudam, o que gostam de fazer e como se comportam em grupo, além de aproximá-los(as) do espaço em que se encontra a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
  • DOI: 10.11606/D.100.2019.tde-10012019-000016
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2018-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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