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Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual; KNOWLEDGE, LEARNING AND INNOVATION IN ORGANIZATIONS: A PROPOSAL FOR CONCEPTUAL INTERACTION DOI: 10.5585/rai.v7i2.502

Isidro-Filho, Antonio; Guimarães, Tomás De Aquino

INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 127-149

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2010-08-12

Acesso online

  • Título:
    Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações: uma proposta de articulação conceitual; KNOWLEDGE, LEARNING AND INNOVATION IN ORGANIZATIONS: A PROPOSAL FOR CONCEPTUAL INTERACTION DOI: 10.5585/rai.v7i2.502
  • Autor: Isidro-Filho, Antonio; Guimarães, Tomás De Aquino
  • Assuntos: Knowledge In Organizations; Learning In Organizations; Innovation; Service Innovation; Organizational Studies; Conhecimento Em Organizações; Aprendizagem Em Organizações; Inovação; Inovação Em Serviços; Estudos Organizacionais
  • É parte de: INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 127-149
  • Descrição: Knowledge, learning and innovation in organizations are polysemic constructs and their literature is fragmented and dispersed. At the same time, service organizations have their own peculiarities that require a differentiated conceptual treatment of what is true for industrial organizations in general. The main purpose of this essay is to theoretically articulate the concepts of knowledge, learning and innovation in service organizations. To achieve this goal, each construct is at first defined, considering their specific singularities Then, the interfaces and limits between the constructs are discussed, highlighting their theoretical and practical similarities and differences. Using the economic learning approach , the Techno-Economic Paradigm and Innovation Services, the articulation among the three concepts is supported on the perspective of interaction among different stakeholders. Finally, it is suggested to consider knowledge, learning and innovation as interdependent concepts within the same thematic field for future research.
    Conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações são constructos polissêmicos e sua literatura é fragmentada e dispersa. Ao mesmo tempo, organizações de serviços possuem peculiaridades próprias que requerem um tratamento conceitual diferenciado do que é válido para organizações industriais em geral. Nessa linha, é importante articular teoricamente os conceitos de conhecimento, aprendizagem e inovação em organizações de serviços, objetivo principal desse ensaio. Para alcançar esse objetivo, inicialmente cada constructo é definido, considerando suas especificidades. Em seguida, as interfaces e limites entre os construtos são discutidos, com destaque para similaridades e diferenças teóricas e práticas. À luz da abordagem da Economia do Aprendizado, do Paradigma Tecno-Econômico e da Inovação em Serviços, a articulação entre os três conceitos é apoiada na perspectiva de interação entre diferentes stakeholders. No final são formuladas sugestões para futuras pesquisas que considerem conhecimento, aprendizagem e inovação como conceitos interdependentes pertencentes ao mesmo campo temático.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79173/83245
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2010-08-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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