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Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância

Reis, Anna Cecília De Alencar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2019-09-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Leitura Animada: teatro de bonecos e contação de histórias como estratégias para a educação científica na primeira infância
  • Autor: Reis, Anna Cecília De Alencar
  • Orientador: Santos, Emerson Izidoro dos
  • Assuntos: Teatro De Bonecos; Contação De Histórias; Educação Científica; Educação Não-Formal; Leitura Animada; Storytelling; Scientific Education; Puppet Theater; Non-Formal Education; Animated Readings
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O desenvolvimento de atividades com temáticas científicas desde os anos iniciais de educação pode ampliar a capacidade de reflexão consciente das crianças e desenvolver o pensamento crítico dessas diante de questões sociais. Por meio da ludicidade a criança relaciona-se com esses contextos e ressignifica-os por meio da sua imaginação e criação. O teatro de bonecos e a contação de histórias assumem características que possibilitam o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a ciência desde a primeira infância. Este estudo propõe a formulação da prática de Leitura Animada, relacionando elementos do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias a fim de promover um espaço lúdico interativo promotor da cultura científica de crianças na primeira infância e teve como objetivos específicos: (a) Formular a Leitura Animada; (b) Analisar como as crianças da primeira infância interagem, participam e atuam na Leitura Animada; (c) Analisar como as crianças relacionam-se com o conhecimento científico. Em nosso trabalho utilizamos a metodologia de pesquisa intervenção, objetivando a produção e desenvolvimento da Leitura Animada Por que as aranhas fazem suas teias? em duas escolas da rede municipal de Guarulhos. A intervenção foi aplicada uma vez em cada escola, em turmas do estágio II da educação infantil, com crianças de quatro e cinco anos de idade. Analisamos as produções culturais realizadas pelas mesmas a partir dos dados de sequência fotográfica e transcrições de áudio e vídeo das intervenções. Verificamos que o envolvimento das crianças com o enredo teatral e o espaço lúdico favoreceu o desenvolvimento da cultura científica relacionada com as produções de cultura infantil e lúdica. Foi possível ampliar as reflexões sobre as práticas culturais infantis no âmbito da educação não-formal, valorizando os elementos socioculturais do Teatro de Bonecos e da Contação de Histórias, bem como desenvolver reflexões sobre estratégias para a educação científica na primeira infância
  • DOI: 10.11606/D.100.2019.tde-14112019-155806
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2019-09-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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