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O supervisor do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP): quem é esse formador?

Picciafuoco, Paula Regina Di Francesco

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2009-09-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O supervisor do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP): quem é esse formador?
  • Autor: Picciafuoco, Paula Regina Di Francesco
  • Orientador: Martins, Cleide Lavieri
  • Assuntos: Formação De Recursos Humanos; Supervisão; Saúde Pública; Formação Em Saúde; Treinamento Em Serviço; In-Service Training; Public Health; Human Resource Development; Supervision; Training In Health
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução O modelo de aprendizagem em serviço é um elemento do processo educativo presente nos cursos destinados aos profissionais da área da saúde. O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), pertencente à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) e administrado pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão do governo do Estado de São Paulo, desde sua criação em 1979, apresenta-se como formador de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa ocorre em instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo e oferece bolsas para profissionais recém-formados da área da saúde, denominados aprimorandos. Esse Programa de treinamento em serviço, conta com um supervisor que planeja as atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso e orienta os aprimorandos no desenvolvimento das atividades propostas. Objetivo Caracterizar os supervisores do Programa de Aprimoramento Profissional e compreender seu desenvolvimento profissional, a influência e o significado dessa atividade na sua trajetória profissional. Procedimentos metodológicos A população do estudo foi constituída pelos supervisores credenciados no PAP em 2006, por meio do credenciamento e recredenciamento dos programas realizado pela SES/SP e pela Fundap. Para obtenção dos dados de caracterização, foram solicitadas aos referidos órgãos as informações sobre os supervisores, contidas no banco de dados do credenciamento 2006. Para os dados relativos ao exercício da supervisão e a questão da atualização do supervisor no processo de treinamento em serviço foi utilizado um formulário com perguntas abertas, enviado por e-mail. As respostas foram tratadas em uma abordagem centrada na análise de conteúdo de BARDIN (1977). Resultados Os resultados obtidos com o estudo revelaram que o supervisor do PAP possui o seguinte perfil: a maioria é constituída por mulheres, concentradas em uma faixa etária entre 41 e 50 anos, formadas em diferentes áreas da saúde, com predominância na área da medicina e enfermagem, com titulação acadêmica altamente qualificada, com título de mestrado e doutorado; algumas delas foram aprimorandas, estando na função há mais de quinze anos. Em relação aos resultados das respostas das perguntas abertas. foram criadas quatro categorias de análise, a saber: 1 - Os caminhos de chegada do supervisor, 2 O que aconteceu com o profissional ao exercer a supervisão , 3 - Entraves e dificuldades no exercício da supervisão e 4 - A construção do papel de educador no exercício da supervisão.
  • DOI: 10.11606/D.6.2009.tde-21092009-094756
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2009-09-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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