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Processos de negócios e tecnologia da informação um estudo de caso sobre a implementação de um sistema ERP em uma empresa de serviços

Cláudia Aparecida de Mattos Fernando José Barbin Laurindo 1960-; Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (3. 2006 São Paulo, SP); International Conference on Information Systems and Technology Management (3. 2006 São Paulo, SP); World Continuous Auditing Conference (11. 2006 São Paulo, SP)

CONTECSI São Paulo: FEA/USP, 2006

São Paulo FEA / USP 2006

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  • Título:
    Processos de negócios e tecnologia da informação um estudo de caso sobre a implementação de um sistema ERP em uma empresa de serviços
  • Autor: Cláudia Aparecida de Mattos
  • Fernando José Barbin Laurindo 1960-; Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (3. 2006 São Paulo, SP); International Conference on Information Systems and Technology Management (3. 2006 São Paulo, SP); World Continuous Auditing Conference (11. 2006 São Paulo, SP)
  • Assuntos: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; SISTEMAS ERP; ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; SETOR TERCIÁRIO; EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL
  • É parte de: CONTECSI São Paulo: FEA/USP, 2006
  • Descrição: No atual contexto organizacional entender a relação da Tecnologia da Informação (TI) e os processos da empresa tem se tornado um ponto importante e bastante explorado no contexto da adoção de aplicativos de TI. Davenport (1998) menciona que o sucesso que muitas empresas obtiveram com adoção de sistemas ERP, por exemplo, estava atrelado a um redesign de seus processos de negócios. Os processos de uma empresa representam a fonte das competências especificas da organização que fazem a diferença em termos de competitividade, além da influência que podem ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a indústria. O valor do Investimento de TI depende do grau em que a organização se torna mais eficiente e eficaz. Neste contexto, cresce a importância da análise com o impacto dos investimentos em TI nos processos de negócios da empresa. O pressuposto implícito de que a tecnologia da informação permite que os processos existentes sejam executados de maneira mais rápida, ou pelo menos com menos recursos, têm sido correto em certos ambientes. Contudo, a ausência de vantagem macroeconômica evidente com a tecnologia da informação sugere que o pressuposto necessita ser explicitado e testado. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a implementação de um sistema ERP e o impacto sobre os processos da organização tomando como base as categorias de mudanças propostas por Davenport (1993). Desta forma, foi possível efetuar uma análise da aderência da teoria com a prática e verificar o pressuposto de que o sucesso de uma implementação de um ERP está atrelado a um redesenho dos processos de negócios. Do ponto de vista da abordagem metodológica do problema deste trabalho, foi adotada a Pesquisa Qualitativa e o método utilizado foi o Estudo de Caso, que foi realizado caso em uma empresa do setor de serviços
  • Editor: São Paulo FEA / USP
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 668-687.
  • Idioma: Português

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