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Espacialidade e imaginário: uma análise da literatura fantástica latino-americana nos contos de Lygia Fagundes Telles e de Jorge Luis Borges

Oliveira, Jany Alfaia De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina 2022-09-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Espacialidade e imaginário: uma análise da literatura fantástica latino-americana nos contos de Lygia Fagundes Telles e de Jorge Luis Borges
  • Autor: Oliveira, Jany Alfaia De
  • Orientador: Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de; Suzuki, Julio Cesar
  • Assuntos: Espacialidade; Fantástico; Imagens Poéticas; Imaginário; Fantastic; Imaginary; Poetic Images; Spatiality
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina
  • Descrição: O corpus do presente trabalho é composto pelos contos \"Os Objetos\", \"A caçada\" e \"O Encontro\", de Lygia Fagundes Telles, e pelos contos \"El Aleph\", \"El Sur\" e \"El Outro\", de Jorge Luis Borges, sobre os quais nos debruçamos com o objetivo de analisar a Literatura Fantástica Argentina e Brasileira, perseguindo as relações tecidas nas narrativas, notadamente no que se refere ao espaço imaginário criado pelas personagens. Na fundamentação teórica, a abordagem gira em torno da origem do fantástico na Europa e na América Latina; da arquitetura do espaço na literatura fantástica e, por fim, sobre categorias como imaginário, imagem e imaginação. Além do estudo do espaço e de seus desdobramentos, percebemos a necessidade de abarcar a análise do eu, do outro e do mundo nos contos. Para tanto, a proposta metodológica fundamenta-se numa perspectiva fenomenológica, encontrada sobretudo nas obras A Poética do Espaço, de Gaston Bachelard (2008), e Ser e Tempo, de Martin Heidegger (2015), além de outras que complementam o estudo, como A Poética do Devaneio, de Gaston Bachelard (2018). Os resultados indicam a presença de algumas imagens poéticas nas obras de Lygia Fagundes e de Borges, às quais transcendem a realidade para o espaço do imaginário. Observamos ser imprescindível compreendermos que, ao determinarmos uma fenomenologia do imaginário - onde a imaginação é colocada no seu lugar como princípio de excitação direta do devir -, a imaginação tenta um futuro e, a partir disso, um mundo se forma no nosso devaneio, um mundo que é o nosso mundo. E esse mundo nos ensina as várias possibilidades de engrandecimento de nosso ser nesse universo.
  • DOI: 10.11606/T.84.2022.tde-03012023-174902
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Integração da América Latina
  • Data de criação/publicação: 2022-09-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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