skip to main content

Alunas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação: estudar, inventar, resistir

Saboya, Maria Clara Lopes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Alunas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação: estudar, inventar, resistir
  • Autor: Saboya, Maria Clara Lopes
  • Orientador: Carvalho, Marilia Pinto de
  • Assuntos: Ciência E Tecnologia (C&T); Discriminação; Relações De Gênero; Ensino Superior; Preconceito; Prejudice; Higher Education; Gender Relations; Discrimination; Science And Technology (S&T)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a inserção e a vivência cotidiana de um grupo de mulheres em sala de aula nos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação em uma faculdade localizada na Região Metropolitana de São Paulo RMSP, investigando os obstáculos enfrentados por elas nesses cursos e considerando as estratégias que utilizam para se manterem neles. Foram realizadas entrevistadas semi-estruturadas com 49 alunas, sendo sete do curso de Engenharia e 42 do curso de Computação. Com base na análise das entrevistas foi possível perceber não apenas as diferentes formas de exclusão a que ficam expostas as alunas desses cursos cujo corpo discente é em maioria do sexo masculino, mas também as táticas utilizadas por elas para conseguir permanecer no curso e enfrentar a discriminação e as atitudes preconceituosas de colegas e professores, em geral evitando o embate direto e inventando formas sutis de convivência com as adversidades em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/T.48.2009.tde-15092009-153720
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.