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Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e O João de Barro

Gruzman, Eduardo; Leandro, Anita

Comunicação & Educação; v. 10 n. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 269-277

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2005-12-30

Acesso online

  • Título:
    Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e O João de Barro
  • Autor: Gruzman, Eduardo; Leandro, Anita
  • Assuntos: Representation Of Nature; Educative Videos; Educative Cinema; Pedagogy Of Images; Humberto Mauro; Ince; Representação Da Natureza; Vídeo Educativo; Cinema Educativo; Pedagogia Da Imagem
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 10 n. 3 (2005): Dez anos de Comunicação & Educação: registros, lembranças e confraternização. Comemore conosco!; 269-277
  • Descrição: Observamos atualmente uma crescente utilização do audiovisual na produção de materiais educativos, porém, quase sempre, sem a contrapartida de uma reflexão sobre o alcance pedagógico da imagem em movimento. Interessados sobretudo no conteúdo a ser passado, os vídeos educativos, em geral, acabam reproduzindo a estética da televisão e do cinema industrial, que raramente permite o estabelecimento de uma relação de aprendizagem satisfatória com os filmes. Este artigo analisa dois filmes educativos do cineasta Humberto Mauro: Azulão (1948) e O João de Barro (1956), produzidos pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). A partir de uma investigação sobre o método do cineasta, tentamos entender como ele representa a natureza em seus filmes. Buscamos com isso contribuições para uma discussão mais aprofundada a respeito da aprendizagem com imagens, avançando algumas sugestões para a produção contemporânea de vídeos educativos.
    We observed that nowadays there is a growing use of audiovisual in the production of educative materials, although most of these materials don’t contain a reflection about the pedagogic scope that images in movement can provide. Interested especially in the contents to be transmitted, most educative videos reproduce the television and industrial cinema esthetic, which rarely allows a satisfactory learning relation with the films. This paper analyzes two educative films of the director Humberto Mauro: Azulão (1948) and O João de Barro (1956), produced by the Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). Based on an investigation of his method, we tried to understand how he represents nature in these films. We hope to contribute to the discussion about the learning process with images, presenting some suggestions for the production of contemporary educative videos
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37540/40254
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2005-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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