skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática

Davis, Claudia ; Nunes, Marina M. R. ; Nunes, Cesar A. A.

Cadernos de Pesquisa, 2005-05, Vol.35 (125), p.205-230 [Periódico revisado por pares]

Fundação Carlos Chagas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática
  • Autor: Davis, Claudia ; Nunes, Marina M. R. ; Nunes, Cesar A. A.
  • Assuntos: Aprendizagem ; Auto ; Desenvolvimento Cognitivo ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Imagem ; Metacognição ; Processo Ensino
  • É parte de: Cadernos de Pesquisa, 2005-05, Vol.35 (125), p.205-230
  • Descrição: Este artigo busca salientar a importância da metacognição para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos: a. uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento, tornando-as, assim, passíveis de ser compartilhadas; b. um estímulo ou motivação para pensar, de forma a alcançar decisões acertadas; c. a coragem para enfrentar situações novas; d. a transferência de estratégias e conhecimentos gerados em um dado contexto para outros. Um aspecto central na implementação de uma cultura do pensamento é desenvolver habilidades metacognitivas, pois é por meio delas que se torna possível a elaboração de conhecimentos e formas de pensar que assegurem maior possibilidade de sucesso e generalização, bem como a aquisição da autonomia na gestão da aprendizagem e na construção de uma auto-imagem de aprendiz competente. Exemplos de como implementar essa proposta são fornecidos, destacando como a organização do ensino torna os alunos sujeitos de sua própria aprendizagem.
  • Editor: Fundação Carlos Chagas
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.