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Análise do relatório de avaliação psicológica da clientela de classe especial para deficiente mental

Marconi, Alice Ivone; Graminha, Sônia Santa Vitaliano

Paidéia (Ribeirão Preto); n. 3 (1992); 52-66

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 1992-08-01

Acesso online

  • Título:
    Análise do relatório de avaliação psicológica da clientela de classe especial para deficiente mental
  • Autor: Marconi, Alice Ivone; Graminha, Sônia Santa Vitaliano
  • Assuntos: Educação Especial; Deficiência Mental; Avaliação Psicológica; Classe Especial; Special Education; Mental Deficiency; Psychological Evaluation; Special Class
  • É parte de: Paidéia (Ribeirão Preto); n. 3 (1992); 52-66
  • Descrição: The data contained in the Psychological Evaluation Reports from the special classes for mental deficient children were analyzed in this work according the schedule proposed in the Intrução DAE\SE, published in the Diário Oficial do Estado de São Paulo (1986). Others analyses were added considering the researchers' interest. It was possible verify that the Reports were available in 79% of the students. The analyse of the data demonstrated that there was no agreement pattern between the psychologists in performing the evaluation as were as in presenting the results. Different kinds of techniques and tests were used and most of them were related to intellectual level evaluation. Among the Reports analyzed some of them presents the IQ values (25%), and most of them do not mention the kind of class to be attended by the child (38%) neither contain any orientation in order to help the teacher towards his work with the child (47%).
    Os dados contidos nos Relatórios de Avaliação Psicológica dos alunos que freqüentam classe especial para deficiente mental foram analisados neste trabalho, tomando-se por base o modelo proposto na Instrução DAE\SE, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (1986), sendo acrescentadas outras análises do interesse dos pesquisadores. Verificou-se a existência de Relatório para cerca de 79% dos alunos e a análise dos dados mostrou a ausência de um padrão consensual entre os psicólogos para a realização da avaliação e apresentação dos resultados e o uso de técnicas e testes variados com emprego mais freqüente dos testes de nível intelectual. Dentre os Relatórios analisados, alguns apresentam valores de QI (25%) e grande parte deles não contém qualquer indicação quanto ao tipo de classe que a criança deverá freqüentar (38%) e nem qualquer orientação ao professor visando auxiliá-lo no seu trabalho junto à criança (47%).
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46430/50186
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 1992-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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