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Transdiciplinaridade no processo de ensino e aprendizagemno programa da pós-graduação do HRAC-USP uma experiência exitosa

Gabriela Pereira de Souza M. A. S Silva; A. A Viana; C. E Santo; A. R. F Pinto; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (1. 2015 São Paulo)

Anais São Paulo: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação, 2015

São Paulo Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação 2015

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  • Título:
    Transdiciplinaridade no processo de ensino e aprendizagemno programa da pós-graduação do HRAC-USP uma experiência exitosa
  • Autor: Gabriela Pereira de Souza
  • M. A. S Silva; A. A Viana; C. E Santo; A. R. F Pinto; Maria de Lourdes Merighi Tabaquim; Maria Aparecida Miranda de Paula Machado; Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (1. 2015 São Paulo)
  • Assuntos: MULTIDISCIPLINARIDADE; ENSINO; PÓS-GRADUAÇÃO; PEDAGOGIA
  • É parte de: Anais São Paulo: Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação, 2015
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 31 maio 2017.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Experiência obtida a partir da disciplina Preparação Pedagógica, do programa da pós-graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, relativa à proposta de elaboração de um seminário, que levou à integração entre alunos de áreas de conhecimento diverso, tais como biológicas, humanas e exatas. Por tratar-se de um grupo tão heterogêneo, a proposta inicial foi a busca pela homogeneidade, com a proposição de técnicas e metodologias que pudessem ser utilizadas por todos os membros do grupo alicerçada no processo de aprendizagem globalizado de ensino, de modo a explicitar a realidade para além do parcelamento disciplinar. A partir da proposta de apresentar um seminário com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, buscou-se estratégias de princípios dialéticos de contexto histórico, político, social e cultural centradas nas reverberações e intencionalidades da composição musical sendo escolhido como temática a letra de João Bosco e Aldir Blanc, O Bêbado e a Equilibrista. Esses elementos formam um conduto para a problematização e formação crítica/reflexiva no que tange favorecer a autonomia e estimulação para o ensino e aprendizagem na relação professor- -aluno/aluno-professor. Nessa conjuntura transdisciplinar do grupo permeado pela cultura musical, os recursos didáticos utilizados foram a apresentação oral, a dramatização, recursos audiovisuais (tais como vídeos e fotos) e cartões com a letra da música em análise impressa. A experiência exercitou a realidade como ponto de partida e de chegada, mas antes de qualquer coisa, o pensar coletivamente como forma de adaptação para novos desafios, reconhecendo a singularidade de cada um, numa ação interativa com objetivos compartilhados, além do estímulo da expressão da opinião por meio de debates, como forma de avaliação.
    Nesse sentido, a formação de um profissional contextualizado com/para o uso das metodologias inovadoras é de fundamental importância e conduz para o (re) pensar da construção do conhecimento na mudança da prática pedagógica universitária. A tentativa de homogeneizar todas as técnicas e metodologias utilizadas poderia ser uma estratégia inadequada de ensino, no entanto, foi possível concluir que a transdisciplinaridade, tão buscada nos dias atuais, contradiz essa premissa e a exposição do conteúdo de diversas formas, provenientes das diversas áreas do conhecimento, torna mais fácil e provavelmente até mais prazeroso o aprendizado de nossos alunos. Para isso, o professor do século XXI deve ter o comprometimento com a educação atual e entender que os panoramas educacionais contemporâneos em muito diferem do ensino clássico.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Pulo/Pró-Reitoria de Graduação
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 81.
  • Idioma: Português

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