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Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal

Hamza, Kavita Miadaira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2005-09-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Marketing de relacionamento e estratégia competitiva: um estudo exploratório no mercado empresarial de inseminação animal
  • Autor: Hamza, Kavita Miadaira
  • Orientador: Toledo, Geraldo Luciano
  • Assuntos: Estratégia Competitiva; Marketing De Relacionamento; Orientação Para Mercado; Competitive Strategy; Market Orientation; Relationship Marketing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo do presente estudo é analisar a importância do marketing de relacionamento para a estratégia competitiva de orientação para mercado, com foco em organizações business to business. Para atingir tal objetivo, foram estudados aspectos do processo de formação estratégica nas empresas, assim como os aspectos das estratégias de crescimento e competitiva. Alinhado ao estudo das estratégias competitivas, foi estudada a teoria de orientação para mercado e a importância do desenvolvimento do marketing de relacionamento em mercados altamente competitivos, para a obtenção de desempenho superior de uma empresa em relação a seus concorrentes. Para complementar e enriquecer o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de um estudo de caso no mercado empresarial de inseminação animal, com foco no mercado de bovinos. A empresa estudada foi a IVP do Brasil, empresa líder de mercado que detém 90% de participação comercializando produtos para inseminação animal da IMV Technologies, multinacional francesa. A pesquisa de campo foi conduzida junto à empresa e a um grupo de clientes. Os principais resultados indicam que a liderança da empresa se dá em função de seu alto desempenho no principal fator-chave de sucesso do mercado em que atua. A crescente concorrência, tanto em quantidade quanto em valor ofertado, exige que a empresa desenvolva ações de intimidade com seus clientes, se desejar continuar na liderança deste mercado.
  • DOI: 10.11606/D.12.2005.tde-08112006-151113
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2005-09-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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