skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Ferramentas virtuais como recursos didático-pedagógicos complementares na graduação presencial em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura (2006 a 2017)

Viana, Delaine Borin Gibeli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2018-07-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ferramentas virtuais como recursos didático-pedagógicos complementares na graduação presencial em enfermagem: uma revisão sistemática da literatura (2006 a 2017)
  • Autor: Viana, Delaine Borin Gibeli
  • Orientador: Bueno, Sonia Maria Villela; Pereira, Marta Cristiane Alves
  • Assuntos: Graduação Presencial Em Enfermagem; Educação; Educação À Distância; Ferramentas Virtuais; Tecnologia; Undergraduate Nursing; Technology; Distance Education; Education; Virtual Tools
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A educação, assim como tantos outros setores, vem passando por mudanças significativas, atribuídas, sobretudo, às inovações tecnológicas surgidas nas últimas décadas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC\'s) vêm promovendo transformações na forma como se estuda, trabalha e relaciona. Junto a isso, o fato de uma geração, denominada geração z, de nativos tecnológicos, ou seja, indivíduos conectados em todas as esferas de seu cotidiano. Na educação, as TIC\'s rompem com aspectos de tempo e espaço, facilitando as relações de comunicação no processo de ensino aprendizagem. Isso implica uma reflexão sobre o aprender e o ensinar dentro e fora da sala de aula. A internet possui algumas ferramentas utilizadas diariamente pela maioria dos internautas, as quais possibilitam a comunicação e interação. Dentre tais ferramentas, pode-se destacar o fórum de discussão, utilizado na interação professor - aluno e aluno - aluno. Assim, esse trabalho teve por objetivo investigar a utilização de ferramentas virtuais de aprendizagem como uso complementar e auxiliar no curso de graduação presencial em Enfermagem. Para tanto, a pesquisa adotou como estratégia metodológica a revisão sistemática da literatura, por meio da busca de dados no período de 2006 a 2017 e foi norteada pelo método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A aplicação da estratégia PICo buscou responder os objetivos específicos. Incluiu-se como base de dados para a pesquisa: Lilacs, Web Of Science, BDENF e PubMed. A pesquisa, foi realizada em etapas de afunilamento com base nos descritores, identificadas como tal pelo título, logo após o abstract ou resumo e por último a leitura do artigo na íntegra, resultou em uma amostra de oito estudos dos quais foram possíveis identificar as ferramentas virtuais utilizadas pelos alunos e professores como complementariedade ao ensino no curso de graduação presencial em Enfermagem. De acordo com as reflexões a partir de análises dos usos e com base na literatura pesquisada, encontramos subsídios para compreender a relevância e importância dessas ferramentas virtuais. Trata-se, portanto, de uma estratégia eficaz na interação e na comunicação dos envolvidos na educação na atualidade
  • DOI: 10.11606/D.22.2019.tde-07112018-163353
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2018-07-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.