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Estudo do impacto do pedágio no aumento do tempo de viagem, no consumo de combustível e na emissão de poluentes

Alvarenga, Gustavo Siqueira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2010-06-02

Acesso online

  • Título:
    Estudo do impacto do pedágio no aumento do tempo de viagem, no consumo de combustível e na emissão de poluentes
  • Autor: Alvarenga, Gustavo Siqueira
  • Orientador: Canale, Antonio Carlos
  • Assuntos: Pedágio; Avi; Combustível; Emissões 'Co Ind.2'; Ort; 'Co Ind.2' Emission; Fuel; Toll
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A praça de pedágio é uma intervenção instalada na rodovia que obriga à uma redução da velocidade de curso dos veículos. Essa alteração no perfil de velocidade aumenta o tempo de viagem, gera um consumo de combustível extra e a produção excedente de poluentes provenientes da queima desse combustível. Este trabalho analisou automóveis e caminhões cruzando a praça de pedágio Jacareí, localizada na Rodovia Presidente Dutra km 165. Mediu-se quanto tempo um veículo leva para efetuar o pagamento da tarifa e para percorrer a praça de pedágio. Foram feitas simulações do consumo de combustível dos caminhões cruzando a praça de pedágio. Foi utilizado um modelo matemático construído na plataforma Matlab Simulink. Baseou-se em testes em pista utilizando um GPS para aquisição dos dados de velocidade e espaço. Avaliou-se o consumo de combustível em função da carga transportada para três distintos perfis de velocidade de caminhões. Observou-se que o custo de uma transação no pedágio vai além do valor da tarifa. O custo com combustível da transação pode variar de R$0,52 a R$1,52, a depender da carga transportada pelo caminhão e do tamanho da fila de espera na cabine. A cobrança da tarifa quando efetuada com o veículo em movimento ameniza os impactos inerentes. A utilização do AVI como meio de pagamento da tarifa reduz em média 60% do tempo necessário para cruzar a praça, e até 89% do custo com combustível da transação. Foi feita uma previsão anual do gasto de combustível e emissão de poluentes em função da operação da praça de pedágio em estudo. Avaliou-se em cerca de 4,1 mil toneladas o montante de \'CO IND.2\' emitido em função da operação da praça. Conclui-se que a maneira mais eficiente do ponto de vista econômico e ambiental de realizar a cobrança da tarifa é através do conceito \"Open Road Tolling\".
  • DOI: 10.11606/D.18.2010.tde-17012011-161609
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2010-06-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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