skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física
Silvia Helena Mariano de Carvalho João Zanetic
2006
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 C331c )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física
Autor:
Silvia Helena Mariano de Carvalho
João Zanetic
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
FÍSICA MODERNA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
Descrição:
Motivados pela necessidade de mudanças na forma tradicional de se ensinar Física, apresentamos neste trabalho um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino Médio, cuja tônica principal foi a relação da Física com a Cultura Geral. Esta relação foi contemplada através da abordagem histórica da ciência, da relação entre ciência, tecnologia e sociedade, da relação entre ciência e arte, esta representada pela literatura e pela produção de um audiovisual, e pela inserção da Física Moderna. O projeto foi executado ao longo do ano letivo e, das três aulas semanais, uma era dedicada ao mesmo. O tema inicial do projeto foi a Óptica Física e assim o fizemos para relacionar esse assunto ao tradicionalmente ensinado nesse nível escolar, que é a Óptica Geométrica, também responsável pela explicação do comportamento geométrico da luz em instrumentos ópticos, tais como a filmadora comum, utilizada pelos alunos para confecção De um audiovisual. Ao longo do projeto, os alunos, individualmente, foram conduzidos à confecção de portfólios, onde eles registravam, como num diário, os textos trabalhados, suas opiniões, dúvidas, pesquisas e respostas de questões que formulamos a respeito dos assuntos abordados. Por meio destes "diários" analisamos também como os alunos apreendem certos aspectos da produção científica, tais como, a transitoriedade dos conceitos e modelos científicos, a relação entre ciência, sociedade e tecnologia e entre ciência e arte, o papel da
experimentação na ciência e a interdisciplinaridade. Na fase final, com cada classe dividida em dois grupos, eles foram instigados a produzir um audiovisual sobre noções de Física Quântica e Relatividade, tópicos mais recentes da Física e que demandam maior empenho imaginativo já que o objeto de estudo dos mesmos não está ao alcance da experiência comum, mas pertence a uma realidade "escondida", traduzida normalmente por meio da linguagem matemática, de ) difícil acesso à maioria dos estudantes. Analisamos, por meio destas produções criadas pelos alunos, como estes compreendem a Física, Clássica e Moderna, e quais críticas tecem ao seu ensino. Pensamos que a interação da Física com a cultura geral possibilitou aos alunos recorrerem ao uso da imaginação, sem a qual não é possível galgar os degraus da razão, para compreender que, mais do que fórmulas, a Física permite um diálogo interessante com o mundo à nossa volta, destacando a tecnologia e a arte, que compõem o mundo do entretenimento, da diversão e da criatividade
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
205 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript