skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física

Silvia Helena Mariano de Carvalho João Zanetic

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 C331c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Ciência e arte, razão e imaginação - complementos necessários ao aprendizado de uma nova física
  • Autor: Silvia Helena Mariano de Carvalho
  • João Zanetic
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); FÍSICA MODERNA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Motivados pela necessidade de mudanças na forma tradicional de se ensinar Física, apresentamos neste trabalho um projeto desenvolvido com alunos do segundo ano do Ensino Médio, cuja tônica principal foi a relação da Física com a Cultura Geral. Esta relação foi contemplada através da abordagem histórica da ciência, da relação entre ciência, tecnologia e sociedade, da relação entre ciência e arte, esta representada pela literatura e pela produção de um audiovisual, e pela inserção da Física Moderna. O projeto foi executado ao longo do ano letivo e, das três aulas semanais, uma era dedicada ao mesmo. O tema inicial do projeto foi a Óptica Física e assim o fizemos para relacionar esse assunto ao tradicionalmente ensinado nesse nível escolar, que é a Óptica Geométrica, também responsável pela explicação do comportamento geométrico da luz em instrumentos ópticos, tais como a filmadora comum, utilizada pelos alunos para confecção De um audiovisual. Ao longo do projeto, os alunos, individualmente, foram conduzidos à confecção de portfólios, onde eles registravam, como num diário, os textos trabalhados, suas opiniões, dúvidas, pesquisas e respostas de questões que formulamos a respeito dos assuntos abordados. Por meio destes "diários" analisamos também como os alunos apreendem certos aspectos da produção científica, tais como, a transitoriedade dos conceitos e modelos científicos, a relação entre ciência, sociedade e tecnologia e entre ciência e arte, o papel da
    experimentação na ciência e a interdisciplinaridade. Na fase final, com cada classe dividida em dois grupos, eles foram instigados a produzir um audiovisual sobre noções de Física Quântica e Relatividade, tópicos mais recentes da Física e que demandam maior empenho imaginativo já que o objeto de estudo dos mesmos não está ao alcance da experiência comum, mas pertence a uma realidade "escondida", traduzida normalmente por meio da linguagem matemática, de ) difícil acesso à maioria dos estudantes. Analisamos, por meio destas produções criadas pelos alunos, como estes compreendem a Física, Clássica e Moderna, e quais críticas tecem ao seu ensino. Pensamos que a interação da Física com a cultura geral possibilitou aos alunos recorrerem ao uso da imaginação, sem a qual não é possível galgar os degraus da razão, para compreender que, mais do que fórmulas, a Física permite um diálogo interessante com o mundo à nossa volta, destacando a tecnologia e a arte, que compõem o mundo do entretenimento, da diversão e da criatividade
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 205 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.