skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano
Falcão, Barbara
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2021-06-17
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano
Autor:
Falcão, Barbara
Orientador:
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Assuntos:
Ensino
;
Multiletramentos
;
Narrativa
;
Narrativa Transmídia
;
Produção Textual
;
Textual Production
;
Teaching
;
Narrative
;
Multiliteracy
;
Transmedia Storytelling
Descrição:
O ensino sobre a cultura digital e as novas mídias é necessário para o exercício pleno da cidadania, necessidade corroborada nos documentos oficiais que preconizam os conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender, como o Currículo da Cidade de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia é uma maneira de integrar esses conhecimentos sobre a cultura digital e as novas mídias, de modo significativo, ao ensino de língua portuguesa. A Narrativa Transmídia, segundo Jenkins (2009), é uma história contada por meio de várias mídias e plataformas, de modo que cada uma apresente determinada parte da história. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um conjunto de atividades para a composição da estrutura de uma Narrativa Transmídia para ser usada em diferentes contextos e para a abordagem de variados temas no ensino de língua portuguesa, com vistas à formação de cidadãos críticos. Por meio da ação pedagógica que resultou na Narrativa Transmídia produzida por estudantes de uma turma de nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Luís Carlos Prestes, na cidade de São Paulo, SP, e com o uso da metodologia de pesquisa-ação, procedeu-se à análise da participação dos alunos durante o processo e dos aspectos textuais-discursivos, linguísticos (verbais e multimodais) e digitais da Narrativa Transmídia produzida. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se no conceito de Multiletramentos proposto pelo New London Group (1996), defendido por Rojo e Moura (2012), e nas competências que integram os letramentos transmídia, propostos por Scolari (2018). Os conceitos acerca da tipologia textual narrativa têm como base Adam (2019), autor que fundamenta as análises textuais-discursivas juntamente com os estudos do Círculo de Bakhtin (2016), também abordados por Faraco (2009). Os conceitos de protagonismo juvenil são baseados em Costa (2000; 2007) e Ezcámez e Gil (2003) e se relacionam ao conceito de autoria proposto por Possenti (2002). A relação entre a produção de uma Narrativa Transmídia e a educação é abordada também com base nos estudos de Bruner (1991; 1997; 2014) e Almeida e Valente (2012; 2014). Os resultados indicam que a aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia no nono ano do Ensino Fundamental II, além de atender aos preceitos da BNCC, constitui uma ação eficaz para o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos Multiletramentos, bem como ao ensino de língua portuguesa, integrando atividades de escrita e leitura de textos multimodais. A criação e produção coletiva e colaborativa da Narrativa Transmídia possibilita também motivação e participação dos estudantes - que se tornam protagonistas de seu aprendizado e autores de suas próprias histórias. Os resultados dos trabalhos podem ser observados no link: https://tinyurl.com/pxzbdaa8 e o resumo em vídeo pode ser acessado em: https://tinyurl.com/yrkdsfej.
DOI:
10.11606/D.8.2021.tde-01102021-204203
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2021-06-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript