skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano

Falcão, Barbara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2021-06-17

Acesso online

  • Título:
    A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano
  • Autor: Falcão, Barbara
  • Orientador: Cabral, Ana Lúcia Tinoco
  • Assuntos: Ensino; Multiletramentos; Narrativa; Narrativa Transmídia; Produção Textual; Textual Production; Teaching; Narrative; Multiliteracy; Transmedia Storytelling
  • Descrição: O ensino sobre a cultura digital e as novas mídias é necessário para o exercício pleno da cidadania, necessidade corroborada nos documentos oficiais que preconizam os conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender, como o Currículo da Cidade de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia é uma maneira de integrar esses conhecimentos sobre a cultura digital e as novas mídias, de modo significativo, ao ensino de língua portuguesa. A Narrativa Transmídia, segundo Jenkins (2009), é uma história contada por meio de várias mídias e plataformas, de modo que cada uma apresente determinada parte da história. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um conjunto de atividades para a composição da estrutura de uma Narrativa Transmídia para ser usada em diferentes contextos e para a abordagem de variados temas no ensino de língua portuguesa, com vistas à formação de cidadãos críticos. Por meio da ação pedagógica que resultou na Narrativa Transmídia produzida por estudantes de uma turma de nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Luís Carlos Prestes, na cidade de São Paulo, SP, e com o uso da metodologia de pesquisa-ação, procedeu-se à análise da participação dos alunos durante o processo e dos aspectos textuais-discursivos, linguísticos (verbais e multimodais) e digitais da Narrativa Transmídia produzida. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se no conceito de Multiletramentos proposto pelo New London Group (1996), defendido por Rojo e Moura (2012), e nas competências que integram os letramentos transmídia, propostos por Scolari (2018). Os conceitos acerca da tipologia textual narrativa têm como base Adam (2019), autor que fundamenta as análises textuais-discursivas juntamente com os estudos do Círculo de Bakhtin (2016), também abordados por Faraco (2009). Os conceitos de protagonismo juvenil são baseados em Costa (2000; 2007) e Ezcámez e Gil (2003) e se relacionam ao conceito de autoria proposto por Possenti (2002). A relação entre a produção de uma Narrativa Transmídia e a educação é abordada também com base nos estudos de Bruner (1991; 1997; 2014) e Almeida e Valente (2012; 2014). Os resultados indicam que a aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia no nono ano do Ensino Fundamental II, além de atender aos preceitos da BNCC, constitui uma ação eficaz para o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos Multiletramentos, bem como ao ensino de língua portuguesa, integrando atividades de escrita e leitura de textos multimodais. A criação e produção coletiva e colaborativa da Narrativa Transmídia possibilita também motivação e participação dos estudantes - que se tornam protagonistas de seu aprendizado e autores de suas próprias histórias. Os resultados dos trabalhos podem ser observados no link: https://tinyurl.com/pxzbdaa8 e o resumo em vídeo pode ser acessado em: https://tinyurl.com/yrkdsfej.
  • DOI: 10.11606/D.8.2021.tde-01102021-204203
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2021-06-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.